O setor varejista alimentar registrou um crescimento significativo no faturamento da cesta de Páscoa, impulsionado pelo aumento de preços observado nas quatro semanas anteriores e durante a semana da Páscoa.
De acordo com informações analisadas pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo alimentar, o faturamento da cesta cresceu 1,9%, enquanto o volume de vendas registrou uma queda de - 2,7%. Esse aumento no faturamento pode ser atribuído ao crescimento de 4,8% nos preços dos produtos, evidenciando a influência do aumento de preço no desempenho financeiro da cesta.
Destaca-se a relevância da cesta de Páscoa, que representa 11,8% do faturamento do varejo alimentar durante a semana da Páscoa, mantendo uma participação semelhante à observada em 2023.
Dentro da cesta, o preço do ovo de Páscoa, impulsionado pelo alto preço do cacau, teve um aumento de 9,6%, impulsionando a variação positiva do faturamento em 4,7%, superando o de chocolate, que registrou aumento de 1% nas vendas. No entanto, vale ressaltar que o chocolate continua sendo mais importante em termos de faturamento, representando 4,8% da cesta de Páscoa, enquanto os ovos correspondem a 2,4%, na semana da Páscoa.
Outros destaques da cesta de Páscoa são o aumento de 21% nas vendas de bacalhau (em volume) e a queda de 19% na de azeite no acumulado das 4 semanas antes da Páscoa em relação a 2023.
Fonte: SuperVarejo