Palestra com Walter Longo – Dia 07/07 – Porto Velho/RO
Palestra com Walter Longo – Dia 26/06 – Belo Horizonte/MG
Abras aponta queda de 4,25% no consumo de brasileiros em fevereiro
O consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), caiu 4,25% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. Em relação a fevereiro do ano passado, porém, houve aumento de 2,25%.
No acumulado do primeiro bimestre, a alta é de 2,24%. O resultado abrange os formatos de loja atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a Abras, o desempenho de fevereiro foi influenciado pelo fato de que, nos dois primeiros meses do ano, o orçamento das famílias é pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos.
“Assim, há priorização de gastos fixos, com consequente redução do consumo de outros itens no período”, diz a Abras. Além desses fatores, o mês mais curto e a realização do carnaval em março também influenciaram o desempenho mensal.
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirmou ainda que os programas de transferência de renda direta, o reajuste do salário mínimo, os pagamentos do PIS/Pasep e do lote residual do Imposto de Renda, as requisições de pequeno valor (RPVs) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contribuíram para o resultado.
“Com esses recursos extras e a continuidade das políticas de transferência de renda, projetamos um desempenho mais favorável para o consumo até o fechamento do primeiro trimestre. A pressão inflacionária sobre os alimentos persiste, mas esses estímulos devem contribuir para sustentar o poder de compra das famílias”, acrescentou Milan.
De acordo com a Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) aumentou 0,73%, passando de R$ 800,75 para R$ 806,61 na média nacional. O destaque do mês foi a elevação expressiva nos preços dos ovos (+15,39%), observado desde a segunda quinzena de janeiro, fazendo com que o produto fosse o item com maior variação de janeiro para fevereiro. As maiores altas ocorreram na Região Sul (+23,24%), seguida do Centro-Oeste (+20,76%), Norte (+18,38%), Nordeste (+16,67%) e Sudeste (+15,12%). Em seguida aparece o café torrado e moído (+10,77%) que manteve a tendência de alta. No acumulado do ano, o avanço supera +20,25%, e em 12 meses atinge +66,19%.
No sentido contrário, tiveram redução de preço feijão (-3,33%), óleo de soja (-1,98%), arroz (-1,61%), farinha de mandioca (-1,61%), leite longa vida (-1,04%), açúcar refinado (-0,28%) e massa sêmola de espaguete (-0,16%). Entre as proteínas, caíram os preços da carne bovina – corte do traseiro (-0,14%) e do pernil (-0,41%). Houve alta no corte dianteiro de carne bovina (+1,17%) e no frango congelado (+0,37%). Em hortifrúti, a batata (-4,10%) e a cebola (-1,77%) apresentaram retração, enquanto o tomate subiu +3,74%, acumulando alta no ano de +24,77%.
Entre os itens de limpeza, aumentaram os preços do desinfetante (+0,96%), sabão em pó (+0,91%), detergente líquido para louças (+0,90%) e água sanitária (+0,41%). Com a valorização do dólar no ano passado, encarecendo insumos e matérias-primas usados pela indústria, a Abras havia antecipado, em dezembro, que os repasses seriam feitos ao final dos estoques, com impacto direto nos preços ao consumidor já em janeiro. No acumulado do bimestre, os reajustes mais expressivos foram os de desinfetante (+1,78%), água sanitária (+1,44%), detergente líquido para louça (+1,21%) e sabão em pó (+0,65%).
No segmento de higiene e beleza, os preços do sabonete (-0,49%) e do xampu (-0,13%) recuaram em fevereiro, enquanto os do creme dental (+0,81%) e do papel higiênico (+0,08%) tiveram leve alta.
Expectativa para a Páscoa
Mesmo com alta de 12,5% no preço de produtos típicos de Páscoa na comparação com o ano passado, o setor de supermercados estima que o consumo pode crescer entre 8% e 12% no período.
“Apesar da pressão inflacionária observada nos itens sazonais, o cenário aponta para uma Páscoa de consumo aquecido. O equilíbrio entre renda disponível e ações comerciais bem estruturadas deve garantir o bom desempenho do período, reafirmando a data como uma das mais relevantes para o consumo das famílias”, disse Milan.
Segundo a Abras, os preços dos ovos de chocolate e produtos relacionados (bombons, miniovos, coelhos e barras) tiveram aumento médio de 14%, e as colombas ficaram 5% mais caras.
Entre os produtos importados, a elevação foi, em média, de 20%, com destaque para o azeite (+18%), o bacalhau (+10%) e vinhos importados (+7,5%). Nas bebidas, também foram observadas altas nos preços da cerveja (+5%), refrigerantes (+6%) e vinhos nacionais (+7%).
Fonte: Agência Brasil
Core-SE convida para palestra sobre Tributação para Representantes Comerciais
As mudanças na Reforma Tributária impactam diretamente a atividade dos representantes comerciais. Para esclarecer os principais pontos e preparar você para os desafios e oportunidades desse novo cenário, convidamos para uma palestra exclusiva com a especialista Angela Dantas.
Data: 31 de março
Local: Auditório do Hotel SESC Atalaia – Aracaju/SE
Horário: 19h
Com vasta experiência em gestão fiscal e planejamento tributário, Angela Dantas trará informações essenciais para que você se mantenha atualizado e preparado.
Garanta sua participação! Inscreva-se agora: sympla.com.br/sescapse
Uma iniciativa do Core-SE, Sirecom-SE e SESCAP/SE para fortalecer o setor de Representação Comercial.
Nova sede do Core-PA: Um marco para os representantes comerciais no Pará
Na última sexta-feira, 14 de março, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Pará (Core-PA) celebrou a inauguração de sua nova sede, localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1560, Edifício Connext, no bairro Umarizal, em Belém. O evento reuniu autoridades, representantes do setor comercial e convidados para oficializar esse importante avanço para a categoria.
O novo espaço proporcionará mais conforto, modernidade e eficiência no atendimento aos representantes comerciais. Com infraestrutura tecnológica avançada e ambiente acolhedor, a sede reforça o compromisso do Core-PA com a valorização e fortalecimento da profissão.
Durante a solenidade, o presidente do Core-PA, Hely Ricardo de Lima, destacou a relevância da nova sede. Em seu discurso, ele ressaltou: “O Core-PA agora conta com uma sede confortável, tecnológica, acolhedora e em um prédio icônico empresarialmente. Esse espaço foi concebido para que o representante tenha cada vez mais conexão com seu Conselho. Trabalhamos firmemente, incansavelmente, por melhorias, capacitação e proteção à sociedade.”
A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Archimedes Cavalcanti Júnior, do diretor-secretário do Confere, João Pedro, além de presidentes dos Regionais, lideranças do setor e o presidente da Fecomércio Pará, Sebastião Campos. Também prestigiou o evento o secretário de Desenvolvimento do município, Mauro Freitas, entre outros convidados.
“A inauguração da nova sede do Core-PA representa mais do que uma mudança de endereço; é a materialização do compromisso do Sistema Confere/Cores com a valorização da categoria e o fortalecimento da profissão de representante comercial. A modernização das estruturas dos Regionais reflete a evolução da nossa gestão e a preocupação constante em proporcionar um melhor ambiente de atendimento aos representantes comerciais. Seguimos firmes na missão de proteger a sociedade, garantir a ética no mercado e promover o crescimento da Representação Comercial no país”, afirmou o presidente do Confere.
A nova sede do Core-PA representa um avanço significativo para a categoria, reforçando a importância da regulamentação e da atuação profissional dos representantes comerciais. O Conselho reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento e com a defesa dos interesses da categoria.
Ao final do evento, Hely Ricardo de Lima frisou que a expansão não para por aí: “Deixamos aqui o agradecimento a todos e ressaltamos que, em breve, estaremos juntos, novamente, para comemorar a nova entrega da sede da delegacia do Core-PA no Amapá, que seguirá o mesmo padrão de qualidade e excelência no atendimento.”
Processo Administrativo de Licitação nº 01/2025 – Aquisição de Veículos para o Sistema Confere/Cores
Indústria de chocolate prevê produção de 45 milhões de ovos para a celebração da Páscoa em 2025
A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) divulgou nesta quarta-feira (12), durante coletiva de imprensa, e em parceria com as principais fabricantes do setor, a expectativa de vendas para a sazonalidade da Páscoa. De acordo com a entidade, neste ano, mais de 45 milhões de ovos de chocolate estão sendo produzidos pela indústria, além de 90 lançamentos estarem previstos para a data. No total, as fabricantes sinalizaram mais de 800 produtos disponíveis nas gôndolas do varejo para a ocasião.
“O setor de chocolate se mostra mais uma vez um importante vetor para a economia brasileira, pois exerce um papel fundamental na geração de empregos e na garantia de uma Páscoa acessível e democrática. Esse resultado é fruto de anos de investimentos e do fortalecimento de uma cadeia produtiva que entrega experiência, se adequa ao mercado e atende às diversas necessidades de consumo”, afirmou Jaime Recena, presidente executivo da associação.
As fabricantes que estiverem presentes ao encontro com a imprensa reforçaram a importância da data para a categoria chocolate. “A Páscoa é o momento mais importante para o setor de chocolate, e para a Ferrero. Vemos ano a ano essa data cada vez maior e com mais opções para o consumidor. É um período de celebração, que o brasileiro ama e faz parte da nossa cultura. O brasileiro quer presentear e a gente oferece um monte de opção para ele”, afirmou Fernando Careli, diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa da América Latina da Ferrero.
Em 2025, as fabricantes do setor abriram mais vagas temporárias e postos fixos para a ocasião. Na contratação de empregos temporários, nove mil vagas foram geradas durante a preparação para a data comemorativa, número 26% maior do que no ano passado. Para muitos brasileiros, essa oportunidade representa a porta de entrada para o primeiro emprego ou trabalho com carteira assinada.
De acordo ainda com levantamento da ABICAB, a produção total de chocolates no Brasil encerrou 2024 com 806 mil toneladas. Mesmo em um cenário macroeconômico desafiador, impactado pelo preço do cacau no mercado internacional e pela alta dos insumos básicos, a produção brasileira se manteve estável no ano passado, demonstrando a resiliência e a força do setor.
Em alta na preferência do consumidor
O chocolate ao leite segue sendo o favorito dos brasileiros, porém as fabricantes investem em novas combinações com frutas, amendoim, pistache, diversificando a gama de produtos, com diferentes intensidades de cacau e tamanhos, antenadas com as tendências e necessidades dos consumidores, incluindo também opções sem açúcar, veganos, sem glúten ou lactose.
“Estamos bastante otimistas e acho que temos fatores bem importantes para a sazonalidade este ano. A data será celebrada no final de abril, então haverá a chance de o consumidor planejar melhor as compras, juntando o feriado com data de recebimento do vale ou salário. Então, o varejo, assim como nós da indústria, estamos bastante animados. Inclusive as montagens de parreiras já começaram em fevereiro”, destacou Renata Vieira, vice-presidente de Marketing da Mondelez Brasil.
Fonte: Super Varejo
Dispensa Eletrônica Nº 90.004/2025 – Aquisição de Headset
- Relatório Homologado
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Data da sessão: 18/03/2025
Mercado aquecido: Paraná registra alta na busca por representantes comerciais e vendedores
O mercado de representantes comerciais segue em expansão no Paraná, impulsionado pelo crescimento de diversos setores da economia. Em 2025, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Paraná (CORE-PR) registrou um aumento expressivo nas oportunidades para a categoria, com destaque para os segmentos de construção civil, automotivo e suprimentos.
Oportunidades no setor também são evidentes na capital e arredores. Atualmente, há 83 vagas abertas para representantes comerciais em Curitiba e região, conforme listas recentes de vagas no Linkedin.
O presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR), Paulo Nauiack, destaca que esse cenário abre portas para profissionais que desejam ingressar ou expandir sua atuação no setor.
“O mercado está aquecido e traz oportunidades para aqueles que se preparam e se mantêm atualizados. O CORE-PR tem um papel essencial nesse processo, oferecendo suporte, orientações e garantindo que os profissionais estejam devidamente registrados para atuar com segurança e credibilidade”, afirma Nauiack.
Além do crescimento da demanda, o avanço tecnológico e as mudanças nos hábitos de consumo têm impactado diretamente a atuação dos representantes comerciais.
“Hoje, o profissional precisa estar aberto a novas estratégias, seja no uso de ferramentas digitais ou na adaptação às novas exigências do mercado. Aqueles que se atualizam e investem em capacitação conseguem ampliar suas oportunidades e fortalecer seus negócios”, complementa o presidente do CORE-PR.
Outro fator que impulsiona essa expansão é o desempenho econômico do estado. O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná registrou um crescimento de 4,11% no terceiro trimestre de 2024, superando a média nacional, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). “Esse avanço reflete diretamente no aumento das transações comerciais e na busca por profissionais qualificados para intermediar negócios”, diz o presidente.
Para atuar legalmente no setor, é necessário estar registrado no CORE-PR, que fiscaliza e regulamenta a profissão no estado. A entidade também oferece capacitações e suporte para profissionais que desejam ingressar ou aprimorar sua atuação no mercado.
“Com um cenário favorável e a necessidade crescente de intermediação comercial, o setor segue como uma das áreas de destaque no mercado de trabalho paranaense, atraindo profissionais em busca de novas oportunidades e crescimento na carreira”, finaliza Nauiack.