CNC aponta que aumento da carga tributária sobre o consumo pode provocar queda da atividade econômica

Estudos econômicos convergem para a conclusão de que o aumento da carga tributária pode prejudicar o crescimento econômico. “Nossa preocupação é que esse aumento prejudique não apenas o ambiente de negócios, como também o desenvolvimento econômico nacional e regional”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele ressalta a importância da reforma para a simplificação tributária e a transparência nos benefícios fiscais setoriais, mas aponta a necessidade de que não haja aumento de impostos.

Clique aqui e confira as propostas da CNC para a reforma tributária.

Brasil pode ser o país com maior IVA global

As estimativas da CNC estão alinhadas com pesquisas de outras instituições, incluindo um estudo da Universidade de São Paulo (USP) e outro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os pesquisadores da USP, ao analisarem os efeitos prospectivos da reforma tributária, identificaram que os Estados da região Norte podem perder competitividade na atração de investimentos em relação a outras regiões do Brasil.

“O Brasil, que já possui um sistema tributário complexo e uma das maiores cargas tributárias do mundo, poderá, após a reforma, superar a Hungria e se tornar o país com o maior Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) global, com uma alíquota que poderá atingir níveis inéditos”, alerta o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.

Segundo Tavares, a reforma tributária vai impactar o Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado brasileiro em diferentes cenários e, independentemente do regime adotado, causará perda de PIB nos Estados do Norte e no Distrito Federal. Dados do Ipea também demonstram que estados como Rondônia, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo podem enfrentar quedas da renda e do PIB per capita após a implementação da reforma tributária.

Mais empregos, menos impostos 

Nesse contexto, a Confederação reforça a importância da Emenda do Emprego, proposta que prevê a redução da tributação para empresas que mais geram postos de trabalho, independentemente do setor. Outra proposta defendida pela entidade é a Emenda do Simples Nacional, que sugere a determinação, por lei complementar, de que as empresas optantes por esse regime também gerem créditos tributários para garantir sua competitividade. As empresas do Simples Nacional são uma realidade do mercado brasileiro e foram responsáveis por 68% dos empregos gerados em 2021.

Acesse o estudo completo

Fonte: CNC

ELEIÇÃO CORE-RS – TRIÊNIO 2024/2027

Resolução nº 2.096/2023 – Dispõe sobre o processo eleitoral pelo voto direto para composição do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Sul – Core-RS.

Edital de Convocação

 – Publicação do Diário Oficial da União, de 03.11.2023

– Publicação no jornal “Correio do Povo”, de 03.11.2023

Regulamento Eleitoral

Requerimento de Registro de Chapa

Declaração de Aquiescência

Ficha de Qualificação

Resolução nº 2.097/2023 – Nomeação de substituto para a Comissão Eleitoral do pleito para composição do Core-RS.

Aviso de Registro de Chapas
Publicação no Diário Oficial da União – 24/11/2023

Publicação no Jornal Correio do Povo – 24/11/2023

COMUNICADO ÀS CHAPAS CANDIDATAS AO PLEITO PARA
COMPOSIÇÃO DO CORE-RS – TRIÊNIO 2024/2027
Ref. Realização de propaganda eleitoral.

Resolução nº 2.098/2023
Institui a 2ª Mesa Receptora/Apuradora
da eleição para composição do Core-RS,
triênio 2024/2027.

 

 

Preço de alimentos e bebidas cai pelo 5º mês seguido, mas ainda está acima do que era há 1 ano

Pelo quinto mês seguido o Brasil registrou queda na média dos preços de alimentos e bebidas, apontou a prévia da inflação oficial do país divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O recuo, no entanto, ainda não se reflete no bolso do consumidor. Segundo especialistas, apesar de essa ser a sequência mais longa de quedas nos preços de alimentos em seis anos, os brasileiros continuam a pagar mais caro para se alimentar. (entenda mais abaixo)

De acordo com o indicador divulgado pelo IBGE, por exemplo a média de preços do grupo de alimentos e bebidas recuou 0,31% em outubro em comparação a setembro.

O número representa uma deflação menos intensa quando comparada a junho, quando teve início a sequência de quedas do grupo no Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Veja abaixo:

De junho a outubro, o grupo de alimentos e bebidas acumulou um recuo de 2,64%. No acumulado do ano, no entanto, a queda é um pouco menor, de 0,54%.

Segundo o IBGE, desde 2017 não havia uma sequência tão grande de taxas negativas nos preços dos produtos alimentícios pesquisados para composição do indicador. Naquele ano, foram sete deflações seguidas, de junho a dezembro, acumulando queda de 3,21%.

E para este ano o cenário não deve ser muito diferente: a expectativa é que 2023 repita a mesma sequência — de sete meses consecutivos de queda de preços — para alimentos e bebidas.

“Caso se confirmem as previsões, o indicador deve acumular queda de 3%”, disse o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) André Braz, reiterando que a previsão é que o grupo continue a apresentar um recuo de preços em novembro e dezembro.

 

Pouco efeito para o consumidor

 

Mesmo com a tendência de queda nos preços dos alimentícios, no entanto, a leitura dos economistas é que o consumidor ainda não deve sentir um alívio no bolso.

Um exemplo disso, dizem, é o indicador acumulado em 12 meses, que ficou em 0,69% em outubro — sinalizando que, na média,o brasileiro está pagando mais caro para se alimentar que no ano passado.

Além disso, a expectativa é que o grupo de Alimentação e bebidas apresente uma deflação cada vez menos intensa ao longo dos próximos meses — como já indica a taxa de outubro.

“Agora, vai ficar menos evidente a queda de preços dos alimentos”, afirmou o economista André Perfeito.

Veja os dez produtos alimentícios com maiores quedas no preço médio em 12 meses:

 

  • Cebola: -30,96%
  • Óleo de soja: -28,74%
  • Feijão – carioca (rajado): -17,94%
  • Batata-inglesa: -17,74%
  • Fígado: -17,58%
  • Leite longa vida: -17,1%
  • Peito: -16,8%
  • Filé-mignon: -15,97%
  • Óleos e gorduras: -15,57%
  • Abacate: -15,36%
  • Abobrinha: -15,01%

 

Perfeito enfatizou que a deflação dos alimentícios de forma isolada não aumenta o poder de compras do consumidor.

Espaço no orçamento para comer mais e melhor

 

Segundo Braz, sempre que a alimentação fica mais barata, por ser essencial, ela abre espaço para acomodar outra despesa no orçamento doméstico.

Para as famílias com rendimentos menores, porém, esse cenário se reflete na compra de mais comida — sobretudo aquelas em situação de extrema pobreza, que se alimentam apenas com o básico.

“Alimentos ficando mais baratos diminuem o custo de vida dos menos favorecidos. Se a comida fica mais barata é um alivio imediato no orçamento de famílias mais humildes e permite que elas consumam outras coisas, inclusive outras comidas”, reforçou Braz.

 

Comer fora está cada vez mais caro

 

Os dados do IPCA-15 mostram, ainda, que o reajuste de preços da alimentação no domicílio acompanha o movimento do grupo de alimentos e bebidas como um todo. Já a alimentação fora do domicílio vai na contramão, ficando cada vez mais cara.

A alimentação no domicílio também registrou a 5ª deflação seguida em outubro, de 0,52% ante setembro, sendo, também, a menos intensa do período.

A diferença em relação ao grupo geral dos alimentícios está no indicador acumulado em 12 meses, que aponta queda de 1,05% na comparação com os preços praticados em outubro do ano passado.

Veja os dez produtos alimentícios com maior alta de preços em 12 meses:

 

  • Abacaxi: 18,72%
  • Tangerina: 18,92%
  • Melancia: 19,19%
  • Manga: 19,69%
  • Banana-da-terra: 20,11%
  • Farinha de mandioca: 23,11%
  • Azeite de oliva: 24,51%
  • Cenoura: 35,8%
  • Morango: 39,52%
  • Tomate: 40,5%

 

Já a alimentação fora do domicílio, por sua vez, registrou o 38º mês consecutivo de alta no indicador mensal: a taxa de outubro foi de 0,21%.

O número, no entanto, ainda representa uma desaceleração em comparação ao mês anterior, cujo índice foi de 0,46%. A última deflação da alimentação fora do domicílio foi registrada em agosto de 2020, quando recuou 0,30%.

Num movimento inverso, porém, o indicador acumulado em 12 meses mostra que a alta de preços da alimentação fora do domicílio vem perdendo fôlego.

Nos 12 meses até outubro, por exemplo, o indicador registrou avanço de 5,36%, uma desaceleração em comparação a abril (7,93%) e o menor patamar desde fevereiro de 2021 (5,13%).

Fonte: G1 Economia

 

Para comemorar o Dia Pan-americano do Representante Comercial, o Core-MG convida o empresário e palestrante Marcelo Caetano

Para tornar o evento ainda mais especial, o Core-MG recebe como palestrante o especialista em Transformação Digital pela Columbia Business School e MIT, empresário e sócio do Grupo VendaMais, Marcelo Caetano. Com mais de 30 anos de atuação no mercado de vendas como palestrante, consultor, mentor de gestores e conselheiro de grupos empresariais, Marcelo já realizou mais de 100 projetos de consultoria e mais de 50 mil profissionais foram treinados por ele.

Não fique de fora dessa, participe!

Confirme sua presença pelo telefone (31) 3071-3300 ou através do WhatsApp (31) 9 9131-6166. Se preferir, você também pode enviar um e-mail para secretaria@coremg.org.br.

Fonte: Core-MG

Câmara Municipal de Fortaleza homenageia, em Sessão Solene, os representantes comerciais, por ocasião do Dia Municipal do Representante Comercial

 

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB), autor do Projeto de Lei que estabelece o Dia Municipal do Representante Comercial, deu as boas vindas aos convidados e reverenciou todos os representantes comerciais, agradecendo pelo papel importantíssimo que a categoria executa perante a economia do estado. “Muito obrigado pelo o que senhores e as senhoras estão fazendo para termos uma economia vibrante que só continua a crescer”, destacou o vereador.

Já o diretor-presidente do Core-CE, Francisco Philomeno Júnior, disse o quanto essa data é importante para todos os profissionais. “É com imensa alegria e orgulho que nos reunimos para comemorar essa data muito especial”, declarou.

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, que explanou sobre a importância nacional da categoria. Na oportunidade, o presidente do Confere informou que levará a indicação do nome do vereador Jorge Pinheiro (PSDB) para apreciação da Comissão de Honrarias do Confere, para ser agraciado com a Comenda Plínio Affonso de Farias, a maior honraria do Sistema Confere/Cores, devido sua reconhecida atuação junto às demandas da categoria profissional.

Também fez o uso da palavra o presidente do Sirecom Ceará, conselheiro e presidente da Comissão Fiscal do Core-CE e coordenador nacional do Fórum Brasil da Representação, Luiz José de Menezes e Sousa, que ressaltou as vitórias da categoria e o aumento de sua representatividade.

Durante a solenidade, representantes comerciais foram homenageados, com a entrega de certificados: Áthila Jorge de Sousa Mendes, Luiz Claudio Tavares Ferreira, Fabiana Cunha Lima e Leonardo Silva Paracampos. 

Estiveram presentes na Sessão Solene a diretora-secretária do Core-CE, Débora Duarte; o diretor-tesoureiro, Paulo Albertini; diretor-suplente e presidente da Comissão de Honrarias do Core-CE, Ricardo Nunes; os conselheiros do Core-CE, Lacimar Ventura, Cesar Valente e Arlindo Sousa, Francisco Tomaz; o ex-presidente do Core-CE e conselheiro, Francisco Figueiras; ex-presidente do Core-CE, Francisco Viana; o presidente do Sistema Sincopeças e Assopeças, Ranieri Leitão; e o diretor do Sindilojas, Igor Alves.

Fonte: Core-CE

CNI aumenta projeção do PIB para 3,3% em 2023

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou para 3,3% sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2023.

Essa é a segunda reavaliação positiva do ano feita pela CNI. No primeiro trimestre, a expectativa era que a economia do Brasil crescesse em 1,2% em 2023; no segundo trimestre, a estimativa havia passado pada 2,1%.

Apesar de o Informe Conjuntural do terceiro trimestre mostrar um crescimento acima do esperado, a alta não atinge todos os setores da economia.

Na indústria de transformação, por exemplo, a previsão é de queda de 0,5% neste ano. A retração é puxada pela queda da demanda e da produção, especialmente nos setores mais sensíveis ao crédito que sofrem impacto das altas taxas de juros.

A previsão inicial era de queda de 0,9%, mas o desempenho de alimentos e derivados de petróleo, no primeiro semestre, segurou uma redução maior na média dos demais segmentos da indústria de transformação.

Na indústria como um todo, a expectativa é de um desempenho heterogêneo. O PIB industrial deve crescer 2% em 2023, puxado pelos resultados positivos na indústria extrativa, na indústria da construção e nos serviços industriais de utilidade pública.

A indústria extrativa, que tem na sua base a produção de minério de ferro e a extração de petróleo, deve crescer 6,7% este ano. A construção terá expansão de 1,5% e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) terão alta de 5,3%.

Agropecuária e Serviços também crescem

As boas safras de soja e de milho vão garantir um desempenho muito positivo para o PIB do setor agropecuário, que deve crescer 15,5% em 2023.

Esse comportamento do setor agropecuário, assim como o da indústria extrativa, ocorre em um cenário global de crescimento moderado ao longo de 2023, mesmo diante de um ambiente com taxas de juros em patamares restritivos, aperto do crédito e inflação ainda elevada.

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo crescimento econômico no primeiro semestre de 2023, com avanço disseminado entre todas as atividades. A previsão de crescimento para o setor neste ano foi revisada de 1,3% para 2,1%.

Inflação

Na avaliação da CNI, o cenário seguirá com desaceleração da inflação corrente e expectativas de inflação próximas da meta, sinalizando um processo de convergência em 2024 e, sobretudo, em 2025.

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar 2023 em 4,9%. O valor é menor que o observado em 2022, de 5,8%, mas é superior à meta de inflação de 3,25% para 2023 e acima, inclusive, do intervalo superior da meta (4,75%).

Nesse cenário de desaceleração da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou o ciclo de cortes na taxa básica de juros (Selic) em agosto. A CNI avalia que o Copom fará mais dois cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas duas reuniões restantes do comitê no ano, o que fará com que a taxa Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano.

Superávit

A CNI projeta que as exportações brasileiras serão de US$ 331 bilhões em 2023, enquanto as importações alcancem US$ 257,3 bilhões. Confirmadas estas projeções, o saldo comercial ficará positivo em US$ 73,7 bilhões, o que seria o maior superávit comercial já registrado no comércio exterior brasileiro.

Fonte: CNN Brasil

Confere e Core-RJ em reunião institucional

No dia 16 de outubro, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, e o diretor-secretário do Confere, João Pedro da Silva Rosa, foram recebidos pela Diretoria Executiva do Core-RJ, na sede do Regional, para uma reunião institucional.

Os dirigentes ressaltaram a importância da atuação conjunta em prol dos interesses dos representantes comerciais. A reunião refletiu o compromisso mútuo das entidades ao trabalharem em conjunto para fortalecer o Sistema Confere/Cores.

Estiveram, ainda, na pauta assuntos relacionados as boas práticas de gestão, ações de capacitação para a categoria, calendário institucional de eventos, procedimentos de reforma da sede do Core-RJ, visando melhor desenvolvimento de suas atividades e atendimento ao representante comercial.

Core-SP: Orgulho, emoção e aprendizado tomaram conta do evento em homenagem aos representantes comerciais

Os representantes comerciais de São Paulo, junto ao Conselho Regional, dividiram momentos e experiências inesquecíveis proporcionadas pela profissão. O primeiro encontro em homenagem ao Dia Estadual do Representante Comercial, comemorado em 1º de outubro, transformou a sede do Sebrae em palco de grandes histórias.

Dando início às comemorações, o diretor-presidente do Core-SP, Sidney Fernandes Gutierrez, falou sobre os desafios e vitórias da Representação Comercial, por atuar há mais de 30 anos com artefatos de borracha. Em seu discurso, destacou uma das principais e mais recentes conquistas da categoria:

“Uma das grandes conquistas da Representação Comercial foi a aprovação da Lei nº 17.407/2021, que institui o Dia Estadual do Representante Comercial. Encontramos, no apoio do Deputado Castello Branco, alguém disposto a enaltecer, a abraçar a nossa causa e a reconhecer o valor desses profissionais aqui presentes”, diz.

O Deputado Castello Branco dirigiu palavras de agradecimento aos profissionais e contou que a Representação Comercial faz parte de sua vida antes mesmo de ser regulamentada em 1965, pelo Presidente Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, seu tio-avô, e de sua data comemorativa, Projeto de Lei apresentado por ele em 2021.

“Tive tios, primos e irmão representantes comerciais. Em 1996, passei pela Casa do Representante (Core-SP) para representar um produto de pavimentação. Tenho um carinho muito especial pela profissão”, conta.

Tivemos a honra de receber, em nosso primeiro evento comemorativo, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, que falou sobre a Campanha de Valorização Profissional com inserção das Mulheres na Representação Comercial e relembrou, com orgulho, do caminho percorrido pela categoria em direção ao reconhecimento.

“Nós quebramos, com 96% de um colégio eleitoral, uma hegemonia de 57 anos. Passamos a ser protagonistas da sociedade brasileira, gerando empregos, contribuindo com a economia e oferecendo um mundo de negócios ao Estado de São Paulo e ao Brasil’’, afirma.

Para somar forças à Representação Comercial, o diretor-secretário, José Luiz Abrantes Pereira, apresentou o Vídeo Institucional aos Representantes e reforçou o desempenho do Conselho em cumprir suas atribuições em compromisso com a profissão.

O diretor-tesoureiro,  Fábio Luiz Lofrano, fala sobre a Campanha de Valorização Profissional, que traz visibilidade ao serviço exercido pela categoria.

“Nesta data, desejamos lembrá-los do papel significativo do Representante Comercial para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país, que promove emprego, inovação, diversificação econômica e contribuindo para a estabilidade e prosperidade de nossa nação”, aponta.

Representando as vozes femininas da profissão, as conselheiras, Kárita Regina Benitez e Lucymaire Ferreira Vilarino, descrevem quem é e quais são as características fundamentais para ser um Representante Comercial.

“Somos aqueles que enfrentam as estradas, que encaram os desafios, que se reúnem com empresas e clientes e que fazem parte do processo. Somos de tudo um pouco. Essa é a nossa vida real”, afirma a conselheira Kárita.

‘’Devemos ser empreendedores, dinâmicos e comprometidos com a qualidade do serviço prestado. Além disso, devemos estar atualizados nas tendências e práticas do mercado”, estimula a conselheira Lucymaire.

Para demonstrar o Orgulho de Ser Representante, contamos com a presença do palestrante e Representante Comercial Áthila Mendes, atuante há 18 anos e criador da #OSR. 

Áthila envolveu os participantes ao falar sobre sua história de vida e de carreira. Também contou suas experiências e deu exemplos de como adotar a valorização e conquistar a fidelização dos clientes.

“O que você quiser comercializar, coloque a sua identidade. As pessoas te reconhecerão ao comprar o seu produto”, diz Áthila. 

O palestrante também foca na importância de manter-se atualizado, estimulando os profissionais a utilizar a tecnologia como ferramenta aliada para produção de conteúdo e para o marketing promocional.

Após a palestra, os conselheiros Jorge Leandro Pieretti e Maurício Pereira, juntamente da assessora da Presidência e mediadora do evento, Emanuelle Marizy, contaram uma super novidade aos participantes: a inauguração do Espaço do RC, projeto que conta com os 14 Escritórios Seccionais do Core-SP, oferecendo uma área coworking para que os profissionais possam realizar reuniões e organizar suas demandas diárias.

“O Programa de Incentivos é uma iniciativa criada para oferecer aos Representantes Comerciais, com registro ativo e regular nesta entidade, uma série de facilidades que vão tornar o dia a dia mais prático, mais dinâmico, repleto de conhecimento e de novas oportunidades”, explica o conselheiro Jorge.

”A partir de agora, você, Representante Comercial poderá acessar o site do Core-SP, realizar o agendamento e utilizar a infraestrutura que inclui, wi-fi, água, café e toda segurança e comodidade de cada escritório”, orienta o Conselheiro Maurício.

O primeiro encontro em comemoração ao Dia Estadual do Representante Comercial foi transmitido ao vivo, possibilitando a participação à distância dos profissionais que não puderam comparecer.

O Core-SP agradece a presença de todos que marcaram significativamente esta noite e que, diariamente, fortalecem a Representação Comercial.

As homenagens não acabam por aqui. Em outubro, mais quatro eventos ainda estão por vir. Clique aqui e acompanhe a programação.

Fonte: Core-SP