Setor de FFLV fecha 2023 estável

A IFPA (International Fresh Produce Association), entidade mundial que representa setor de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV), termina 2023 com o setor otimista pelos números no mercado interno, o aumento das exportações da fruticultura e o enfrentamento dos impactos climáticos.

 

Antonio Carlos Rodrigues, diretor região sudeste do IBRAFLOR e presidente do CEAFLOR, disse que o setor fecha o ano com 8% de crescimento. O presidente da CNEVeg e conselheiro da Ibrahort, Paulo Schincariol, informa que o segmento de hortaliças ainda não recuperou os índices pré-pandemia e que os problemas climáticos impactaram significativamente o preço ao consumidor de alguns produtos, como brócolis e alface, mas há muitas oportunidades para nichos como saladas prontas e desenvolvimento de áreas de produção em microclimas no Nordeste e no Cerrado.

O CEPEA, que analisa 1200 produtores de 13 cadeias de hortaliças, apresentou um desenho das tendências bem positivo. Margarete Boteon, da Esalq/USP e diretora do Cepea, acredita que os impactos do El Niño e das mudanças climáticas serão um desafio para o verão das hortaliças, mas a previsão para o primeiro semestre de 2024 é manter exportação e a estabilidade de área de cultivo in natura.

O varejo também aposta no aumento do consumo de FLV, como explicou Marcio Milan, VP da Associação Brasileira de Supermercados. “Os supermercados investiram em áreas de produtos frescos mais atraentes. Se só 22% dos brasileiros consomem os 400g diários de FLV indicados pela FAO, existe uma imensa oportunidade de crescimento. Precisamos aproveitar essa oportunidade para criar campanhas de alimentação saudável e benefícios do FLV”.

“Somos empresas à céu aberto, sofremos impactos ambientais, geramos milhões de empregos e temos o privilégio de produzir comida de verdade, que está no prato do cidadão diariamente de forma segura e de qualidade. 2024 será um ano de muito trabalho para aumentar o consumo de FFLV”, diz Valeska de Oliveira Ciré, gestora da IFPA no Brasil.

Fonte: Super Varejo

Confere realiza III Reunião Plenária Ordinária de 2023

O Plano de Ação 2024 é composto por 10 objetivos estratégicos e, para atender estes objetivos, foram estabelecidos projetos institucionais e atividades, que visam ao desenvolvimento e fortalecimento da Representação Comercial e orientam-se pela missão do Confere de “Disseminar, fomentar e desenvolver a atividade da Representação Comercial em todo o território nacional, por meio da fiscalização, normatização e orientação pelas Entidades integrantes do Sistema Confere/Cores, promovendo, assim, a tutela legal das relações contratuais e desempenho ético-profissional dos habilitados”; e por sua visão de futuro, de “Ser referência como organização pública representativa do setor econômico da representação comercial, sendo reconhecida e respeitada pela sociedade, na valorização e qualificação do profissional e na promoção do desenvolvimento socioeconômico do Brasil”.

No 1º dia de Reunião também foram homologados pelo Plenário os Termos de Cooperação Técnica firmados com os Cores: AL, AM, DF, PB, PI.

“É dever institucional do Confere manter e garantir o regular funcionamento dos Cores. Os acordos de mútua cooperação visam intensificar o desempenho das atividades de gestão e administrativas dos Regionais”, explica o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Core-SC: Solenidade de entrega da Medalha do Mérito da Representação Comercial Flavio Flores Lopes e Dia Estadual do Representante Comercial

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito da Representação Comercial Flavio Flores Lopes foi realizada ontem (07/12) à tarde, na sede do Core-SC, em Florianópolis. O evento também marca o Dia Estadual do Representante Comercial, celebrado em Santa Catarina (09/12), data de aniversário da Lei nº 4.886/1965, que regulamenta a Representação Comercial no Brasil há 58 anos.

A honraria foi instituída pelo Core-SC, por meio da Resolução 10/2023, além de aprovada em plenária por unanimidade, e foi concedida, pela primeira vez, a representantes comerciais, autoridades, personalidades e instituições, pela notória relevância e contribuição para o exercício da Representação Comercial em Santa Catarina.

“Para essa primeira edição da Medalha Flavio Flores Lopes, ficou definida a antiguidade como critério de premiação. Foram homenageadas Pessoas Físicas e Jurídicas que tenham completado 50 anos ou mais de registro no Core-SC em 2023, além de personalidades e instituições que contribuíram para a relevância da Representação Comercial em Santa Catarina”, explica o presidente do Conselho, João Pedro da Silva Rosa.

A solenidade foi transmitida pelo YouTube do Core-SC. Clique e assista!

Homenageados

Representantes Comerciais:

Carlos Manuel Romani – São José: registro em 17/12/1973

Buschle & Lepper – Joinville: registro em 03/05/1966

Haedchen Representações – Balneário Camboriú: registro em 30/04/1971

Metalúrgica Riosulense – Rio do Sul: registro em 29/05/1972

Refetec Representações – Joinville: registro em 17/08/1967

Stodieck Representações – Blumenau: registro em 05/05/1966

Instituições e personalidades:

Conselho Federal dos Representantes Comerciais – Confere: sediado em Brasília/DF, pelos seus 57 anos de fundação.

Deputado estadual Rodrigo Minotto: pela valorização e apoio à categoria. Parlamentar proponente do projeto de lei que instituiu o DIA ESTADUAL DO REPRESENTANTE COMERCIAL, 09/12.

Homenagens “surpresa”:

Presidente do Core-PI, José Antônio de Araújo: delegado decano do Sistema Confere/Cores.

Presidente do Core-SC, João Pedro da Silva Rosa: pelo trabalho desenvolvido desde 2017 à frente do Conselho catarinense.

Dia do Representante Comercial – 09/12

Em 9 de dezembro de 1965 foi aprovada a Lei nº 4886, que regulamentou a profissão de Representação Comercial no Brasil e instituiu o Conselho Federal e os Conselhos Regionais da categoria.

Em 2015, quando a Lei completou 50 anos, os representantes comerciais foram homenageados com sessão solene na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado estadual Rodrigo Minotto. O parlamentar também foi o proponente do projeto de lei que instituiu 9 de dezembro, o Dia Estadual do Representante Comercial. O projeto de lei foi sancionado pelo então governador do Estado, Raimundo Colombo, em abril de 2016.

Flavio Flores Lopes – Presidente do Core-SC de 1993 a dezembro de 2017, mês de seu falecimento, sempre teve muito orgulho da profissão que escolheu para a vida e seu grande legado foi a valorização do representante comercial. Um líder que trabalhou de forma incansável e agregadora pelo fortalecimento da categoria em Santa Catarina e no Brasil.
Filho de Astrogildo Lopes e Balbina Flores Lopes, nasceu em 14 de junho de 1945, na cidade de São Vicente do Sul (RS). Em 1966, em Porto Alegre, começou a atuar na área de vendas de medicamentos. Em virtude do trabalho, em 1968 radicou-se em Florianópolis. Em 1980, tornou-se representante comercial. No início da década de 1990, integrou o grupo de representantes comerciais que reativou o Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-SC) e o Sindicato dos Representantes
Comerciais da Grande Florianópolis (Sirecom Grande Florianópolis), do qual foi diretor, presidente e conselheiro. Também foi presidente, vice-presidente e diretor-tesoureiro da Associação dos Conselhos Profissionais do Estado de Santa Catarina – Ascop/SC; conselheiro do Serviço Nacional do Comércio – SESC/SC; delegado do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere).

Fonte: Core-SC

Produtos de Higiene e Beleza, chocolate e panetone aumentam no fim do ano

A melhora na economia tem tudo para impactar positivamente as compras de presentes de Natal. Dentro desse contexto, três categorias se destacam: higiene & beleza, chocolate e panetone. Juntas, elas somaram R$ 1,7 bilhão em presentes na última comemoração.

As informações da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, apontam que 18% do faturamento da cesta de Higiene & Beleza em dezembro é relativo a presentes – número fica abaixo apenas das compras de Dia das Mães, com 25%. Em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam lembrancinhas da categoria. 

Os maiores desembolsos em Higiene & Beleza com presentes natalinos se referiram a Perfumaria (47,2% de importância em valor em dezembro de 2022) e a Creme Corporal (17,5%). Ambos, no entanto, cederam espaço para opções mais acessíveis. Em relação à cesta de chocolates, 24,6 milhões de pessoas receberam a delícia de presente em dezembro de 2022 – o que corresponde a 17% dos indivíduos. Cada um deles ganhou em média 360 gramas e o equivalente a R$ 18,87.

Os maiores gastos foram direcionados aos bombons. Isso porque o formato tem preço 10% abaixo da média dos presentes natalinos e acaba sendo muito oferecido por sua característica de compartilhamento. Vale destacar que a maior parte dos mimos dentro da cesta (55,1%) ficou na faixa de preço entre R$ 10 e R$ 19.

O panetone, por sua vez, é a categoria símbolo do Natal. O volume via presentes cresce a cada ano. Entre 2020 e 2021, por exemplo, apresentou alta de 76% em consumo – reflexo da recuperação pós-confinamento. E entre 2021 e 2022, teve mais 3% de aumento em volume. O tradicional, de frutas, avança continuamente entre as opções de presente. Em 2022, apresentou 44,9% de importância em volume. A maior parte dos panetones comprados para presente na última comemoração se concentrou em tamanhos de 500 gramas ou mais (48%) com destaque para versões recheadas/ com cobertura.

“Os canais de compra devem levar em conta que dezembro é um mês em que há diversos estímulos além da média – férias, festas, compromissos, comunicação in e outdoor, online e offline, presentes, entre outros. Nesse sentido, não apenas preço, mas conveniência, rapidez e sortimento adequado podem fazer a diferença na disputa pela preferência do consumidor”, ressalta Luisa Teruya, Gerente de Marketing da Kantar.

Fonte: Super varejo