Setor de biscoitos e massas registra movimento de R$ 70,464 bilhões em 2023

Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) registra o movimento de R$ 70,464 bilhões do setor em 2023. Este valor representa uma alta de 9,6% em relação ao ano de 2022, demonstrando uma tendência positiva para o setor este ano com uma expectativa de aumento de 8% a 10% de faturamento e de 3% a 5% em volume de vendas.

Os dados são resultados de um levantamento feito pela NielsenIQ, encomendado pela associação, que analisou o desempenho dos produtos que compreendem a Cesta Abimapi de janeiro a dezembro de 2023.

Durante o período, a categoria de Biscoitos liderou as vendas registrando R$ 32,5 bilhões em faturamento e 1,5 milhões de toneladas consumidas, destacando a preferência dos brasileiros por recheados doces (22,95%), bolacha água e sal (12,44%) e doces amanteigados (10,16%).

A categoria de Massas Alimentícias registrou R$ 13,9 bilhões em faturamento e 1,3 milhões em volume de vendas, com destaque para as massas secas: sêmola (36,5%) e sêmola com ovos (34,3%).

Pães Industrializados tiveram um bom desempenho, alcançando R$ 14,4 bilhões em receita, crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2022, e 744,6 mil toneladas consumidas. Entre os tipos mais procurados está o pão de forma (37,4%).

Já a categoria de Bolos Industrializados registrou R$ 2,5 bilhões e 61,4 mil toneladas consumidas, monoporção é o tipo mais procurado (62,6%), seguido de bolo pronto (36,7%).

A pesquisa revelou ainda que 5 milhões de toneladas dos produtos da Cesta Abimapi entraram nos lares brasileiros em 2023. A farinha de trigo doméstica foi a que registrou a maior alta de volume vendido, com um aumento de 10,7%, seguida pelos bolos industrializados (4%) e pães industrializados (3%).

Para Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, esses números refletem não apenas a força e a resiliência da indústria alimentícia associada à entidade, mas também a confiança dos consumidores brasileiros em marcas que fazem parte de suas vidas há décadas. “Os resultados são uma prova do que nossa indústria está alcançando e do legado de excelência de nossas empresas associadas, sua capacidade de se adaptar às demandas do mercado e oferecer opções que atendam às necessidades dos consumidores modernos”, enfatiza o presidente, que acompanha de perto essa evolução do setor há quase 20 anos.

Fonte: SuperVarejo

Saiba como ajudar o RS

Core-RS: Rua José de Alencar, 1121 – Menino Deus, Porto Alegre

Ou acesse o site sosenchentes.rs.gov.br para se orientar quais locais estão recebendo doações e quais os itens são mais necessários para cada lugar. Se você tem interesse em ser um voluntário e ajudar as pessoas, neste site você pode preencher o formulário na aba “como ser voluntário”.

Acompanhe também as redes sociais do @governo_rs para informações atualizadas do avanço das enchentes e as zonas de perigo, lá você garante informações seguras e evita as fake news.

Juntos, vamos superar essa adversidade e reconstruir o nosso Rio Grande do Sul! Clique aqui e assista a mensagem do presidente do Confere.

 

Core-PE empossa novos concursados

Tomaram posse ontem, 2 de maio, três novos empregados concursados, para o cargo de Fiscal: Artur Freitas Wanderley de Siqueira e Matheus Gomes de Moura Souza; e para o cargo de Auxiliar Administrativo: Mônica Ferreira dos Santos. Os novos empregados públicos foram recebidos pelo diretor-presidente do Core-PE, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Com isto, o Regional pernambucano pretende ampliar a atuação e o alcance dos trabalhos da fiscalização, que já é objeto de destaque pela sua atuação crescente ao longo dos últimos anos. Somente em 2023, a conversão de fiscalizados em registros novos alcançou o percentual de 46%.

Fonte: Core-PE

Abastecimento de presenteáveis mobiliza redes para Dia das Mães

O senso comum diz que um dia de celebração é pouco para homenagear as mães, mas, se desconsiderarmos o fator emotivo que envolve o Dia das Mães, a data traz forte apelo ao consumo. De acordo com o Ranking IBEVAR – FIA (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo), o Dia das Mães é extremamente relevante para o desempenho anual do varejo, mas, nesse período, duas categorias de presentes são recorrentes: os utilitários e os afetivos.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, os itens presenteáveis para Dia das Mães são os itens qualificados como úteis, práticos ou funcionais, assim como produtos relacionados aos sentimentos e as emoções. “Os produtos afetivos vêm ganhando proeminência nessa data: chocolates, flores, fragrâncias, cosméticos, etc. Esse movimento se explica basicamente pelas condições econômicas e pelo deslocamento das vendas dos itens utilitários para outras datas, como o Black Friday”, aponta.

De acordo com Angelo, considerando a linha de produtos presenteáveis, durante o período de Dia das Mães as decisões de compra são movidas simultaneamente pela razão e emoção. “As ações de mercado devem priorizar as sugestões com apelos adequados. Se os presentes afetivos vêm se posicionando na escolha de compra dos filhos, é importante que a operação varejista se estruture de modo a suscitar no comprador esse impulso. Isso é particularmente relevante no ponto de venda”, sugere o presidente do IBEVAR.

Kits presenteáveis e promoção

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM, entende que os supermercados podem considerar uma variedade de produtos como ideais para a linha de presenteáveis para o Dia das Mães. “Itens que combinam praticidade e um toque de exclusividade. A minha sugestão é que esses itens sejam organizados em kits como: chocolates e doces; vinhos e espumantes; produtos de beleza; flores e plantas; e utensílios para cozinha. Embalagens atraentes e mensagens condizentes com o tema ajudam a capturar o cliente pela emoção”, ensina.

Segundo o coordenador da ESPM, as redes de supermercados podem adotar diferentes estratégias para promover esses produtos, desde mídias sociais, e-mail marketing e grupos no Whatsapp. “Criar pontos de exposição nas lojas de todos os itens presenteáveis, facilita a visualização e a escolha dos consumidores. Procure trabalhar em conjunto com fornecedores para criar ofertas exclusivas ou embalagens especiais e use degustações para atrair mais clientes em diferentes pontos de contato, com apoio do som interno, folhetos, promoções, música, atores, etc”, finaliza Pastore.

Fonte: Supervarejo

 

 

Sistema Confere/Cores – Isenção de IPI + IOF na aquisição de veículos para representantes comerciais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA
PROJETO DE LEI Nº 981, DE 2019 (visa isentar de IPI + IOF, os representantes comerciais na aquisição de veículo automotor)

Em 22/04/2024 – Parecer favorável do relator Deputado Jorge Goetten (SC), agora pronto para ser pautado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.

Mais uma vitória do Sistema Confere/Cores, através de uma articulação política/institucional do Core-SC e de seu presidente João Pedro da Silva Rosa. Mais um tijolo colocado nessa longa jornada. Vamos em frente!

No vídeo: João Pedro da Silva Rosa, diretor-secretário do Confere e presidente do Core-SC, com o Deputado Jorge Goetten, relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Confere participou nesta quarta-feira, 24/04, em Brasília, de um encontro com o presidente da Câmara Federal

O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior

 

O Confere participou nesta quarta-feira, 24/04, em Brasília, de um encontro com o presidente da Câmara Federal, Deputado Arthur Lira, objetivando aproximação de empresários, lideranças empresariais e autoridades que possam fazer a diferença para os micro e pequenos negócios.

Foram tratados temas como a Reforma Tributária, a Reforma Administrativa e seus efeitos para o empreendedor brasileiro.

A relação do Congresso e as MPEs – e os impactos das reformas no empreendedorismo brasileiro.
O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, foi uma das quatro lideranças com voz no evento, podendo apresentar as necessidades da representação comercial brasileira ao parlamento brasileiro.


Na oportunidade, o presidente Archimedes teve uma conversa reservada, franca e objetiva com o Presidente Arthur Lira, que se mostrou muito receptivo aos representantes comerciais brasileiros.

 

Assista na integra o evento:

 

 

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Core-SP na Agrishow 2024: tudo o que você precisa saber sobre o evento

Maior evento do Agronegócio do país acontecerá em Ribeirão Preto; organização espera receber mais de 100 mil visitantes

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-SP) estará, pela primeira vez, entre os mais de 800 expositores da Agrishow, a maior feira do Agronegócio no Brasil e um dos maiores eventos deste ramo na América Latina.

A 29ª edição do encontro – que acontece entre  29 de abril e 3 de maio – trará novidades a respeito  dos cuidados com o plantio e a colheita de diversas culturas, além de lançamentos na área de maquinário, insumos e outros produtos relacionados à manutenção e aperfeiçoamento da produção de matérias-primas para as mais diversas indústrias.

Neste ano, será muito mais fácil se localizar em meio aos estandes, já que  a organização da feira desenvolveu um aplicativo que ajuda os visitantes a transitarem pelo espaço e também a localizarem seus veículos no estacionamento.

Para acessá-lo e descobrir todas as funcionalidades, basta digitar Agrishow no campo de busca da Play Store ou App Store.

O endereço do evento, em 2024, é:  Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto – São Paulo. O horário é: das 8 às 18 horas.

 

Para saber como chegar, acesse:

https://www.agrishow.com.br/pt/visitar/compra-de-ingresso.html?utm_source=7th&utm_medium=google-cpc&utm_campaign=search_pt&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlZixBhCoARIsAIC745C_pEDTvDW2jT4Y3_MBLe_LT5GoZgUcnETgJIkZD8jjWl2WKBg1KNcaAro_EALw_wcB

Os integrantes da Diretoria e os colaboradores do Core-SP, contam com a sua visita.

Nosso estande é o de número J027 e ficará entre as ruas 02 e 03. Será um prazer recebê-lo!

 

Fonte: Core-SP

Venda de motos novas cresce 21% no 1º trimestre; veja as mais vendidas

Os brasileiros já compraram mais de 430 mil motos novas até março de 2024, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram, no total, 432.288 novos emplacamentos no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 21,07% em relação a igual período de 2023.

 

Só em março de 2024, a federação registrou 152.670 novos emplacamentos.

  • Em relação a fevereiro, a alta foi de 12,02% (136.292 unidades);
  • Em relação a março de 2023, o avanço foi de 4,61% (145.936 unidades).

 

Os números são fortes mesmo em relação ao ano passado, que registrou o maior patamar de emplacamentos de motos desde 2012. Ao todo, foram 1.581.526 motos emplacadas em 2023, contra 1.637.506 naquele ano.

O primeiro trimestre de 2012, inclusive, registrou 442 mil emplacamentos de novas motos, apenas 2% a mais que a mesma janela de 2024.

 

“O segmento vem sendo influenciado positivamente por uma série de fatores nos últimos anos, como o aumento dos serviços de entrega e a busca por um transporte individual econômico”, afirma Andreta Junior, presidente da Fenabrave.

 

Ainda de acordo com Andreta Junior, o início de 2024 registra alta expressiva na venda de motos também por conta da melhora do crédito. O g1 mostrou como juros mais baixos tem favorecido a alta de emplacamentos também entre os carros e comerciais leves.

De acordo com Andreta Junior, houve um aumento de 15% na aprovação de crédito e a expectativa é que a queda da taxa básica de juros e consequentemente dos spreads bancários (diferença entre os juros de captação dos bancos e as taxas cobradas na ponta consumidora) também beneficiem o setor.

 

“Quando tem uma queda na taxa de juros, o mercado consegue alongar o prazo [de financiamento]. E a inadimplência também está estabilizada, então tudo tem contribuído também para a venda de veículos”, disse.

As mais vendidas

Honda CG 160 foi a moto nova mais vendida no Brasil no primeiro trimestre de 2024, segundo dados da Fenabrave. Ao todo, foram emplacadas 102.931 unidades do modelo no acumulado de janeiro a março.

A segunda colocação do ranking ficou com a Honda Biz, com 72.084 unidades vendidas, seguida pela Honda Pop 110i, que fechou o pódio com 37.186 emplacamentos no período.

Entre as marcas, os dados da Fenabrave mostram uma predominância da Honda no mercado brasileiro de motos, com 70,78% do total de unidades comercializadas de janeiro a março deste ano. Na sequência, estão a Yamaha (17,14%), a Mottu (3,47%), a Shineray (2,84%) e a Haojue (1,04%).

 

Veja a lista de mais motos vendidas no 1º trimestre:

  1. Honda CG 160: 102.931 unidades
  2. Honda Biz: 72.084 unidades
  3. Honda Pop 110i: 37.186 unidades
  4. Honda NXR 160: 36.232 unidades
  5. Mottu Sport 110i: 15.011 unidades
  6. Honda PCX 160: 13.927 unidades
  7. Honda CB 300F: 11.955 unidades
  8. Yamaha YBR 150: 11.376 unidades
  9. Honda XRE 300: 11.201 unidades
  10. Yamaha Fazer 250: 11.168 unidades

 

Aumento de veículos financiados

Entre os veículos de quatro rodas, foram 514.517 novos emplacamentos no país no primeiro trimestre, uma alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2023. O cenário de crédito também foi apontado como primordial.

De acordo com Andreta Junior, os automóveis adquiridos por meio de empréstimos correspondiam a cerca de 52,6% do total de veículos vendidos em fevereiro de 2023 — proporção que passou para 56,7% do total em fevereiro deste ano.

“Esse número foi reduzido nos últimos tempos, já que estava-se comprando muito mais carros à vista do que financiados. Agora com a queda da taxa de juros, a tendência é que [esse número] volte para o volume de 60%, 70% do total”, completou o presidente da Fenabrave.

 

Fonte: G1 Economia