Core-PI: Evento de capacitação para representantes comerciais foi um grande sucesso

No dia 7 de junho, o Core-PI, em parceria com o Confere, realizou um evento de capacitação para representantes comerciais em Teresina, que foi um grande sucesso. O auditório José Alves Filho, no Senac Unidade Miguel Sady, estava lotado, refletindo na ampla participação dos presentes.

Durante o evento, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, entregou a Comenda Plínio Affonso de Farias Mello ao Delegado do Confere e diretor-tesoureiro do Core-PI, Roberto Campos Drumond, em reconhecimento à sua dedicação e aos serviços prestados à Representação Comercial.

Na palestra “O Representante Comercial do Futuro”, José Ricardo Noronha, conferencista, consultor de vendas, abordou temas essenciais como Vendas Consultivas de Alta Performance, o novo cenário de negócios, o perfil do novo representante comercial, a economia da experiência, o ciclo de vendas e suas seis fases, e a negociação ganha-ganha no modelo de Harvard. Foram duas horas de capacitação e imersão em um novo repertório de vendas.

Para quem deseja aproveitar mais eventos como este, fique atento à agenda de palestras do Sistema Confere/Cores e programe-se! Entre em nosso site e inscreva-se!

Core-RJ convida para Café com o Presidente

O Core-RJ convida os Representantes Comerciais a participarem do Café com o Presidente, atividade que visa reunir a Diretoria, Colaboradores do Conselho e Representantes Comerciais, para que assim, em um ambiente descontraído e confortável, dúvidas, sugestões e/ou solicitações sejam realizadas.

Inscreva-se: https://forms.office.com/r/WN01bLm7FV?origin=lprLink

As inscrições são gratuitas e limitadas.

O que iremos conversar?
A importância da Contabilidade Regular;
Prestação de Contas do Conselho;
Apresentação do Departamento Jurídico Core-RJ.

Participe! 
Dúvidas e/ou solicitações, entre em contato: 21 3174-8423 ou eventos@core-rj.org.br

Sistema Confere/Cores é premiado no 1º Congresso Nacional dos Conselhos de Fiscalização Profissional

Com o tema “O Futuro dos Conselhos de Fiscalização Profissional em Cenário de Mudanças” – Rumo à Excelência e Gestão de Resultados”, o evento conta com palestras e painéis sobre governança, ética, compliance e inovações tecnológicas, promovendo discussões sobre adaptação e modernização dos Conselhos.

“É essencial capacitar gestores e profissionais para o enfrentamento de desafios emergentes, reconhecendo a importância da atualização contínua e do desenvolvimento de habilidades para o sucesso organizacional”, frisou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Na noite de abertura do evento, no dia 3 de junho, o Sistema Confere/Cores foi premiado com o Troféu de Excelência e Inovações Práticas em Gestão de Resultados nos Conselhos de Fiscalização Profissional, nas seguintes categorias:

Prêmio Qualidade do Relatório de Gestão – Confere

Prêmio Prática aplicada à gestão de riscos em proteção de dados pessoais – Core-MS

Prêmio Excelência em Fiscalização Profissional -Legalidade, eficiência e transparência nos procedimentos fiscalizados – Core-ES

Prêmio Procedimentos eficazes adotados para redução da inadimplência – Core-SC

Prêmio Utilização da IA e sua aplicação na gestão dos Conselhos Profissionais – Core-SC

Prêmio Melhor Case sobre Avaliação por Competência – Core-PE

Prêmio Divulgação Institucional – Confere

Prêmio Conformidade e Controle Interno – Core-SP

Prêmio Capacitação Profissional Continuada – Confere

Prêmio Edital do Procedimento Auxiliar do Credenciamento – Core-RN

Prêmio Registro de Preço, contemplando intenção de Registro de Preços, em observância às novas regras da Lei nº 14.133/2021 e Decreto 11.462/2023 – Core-PE

Prêmio Registro de Preço, contemplando intenção de Registro de Preços, em observância às novas regras da Lei nº 14.133/2021 e Decreto 11.462/2023 – Core-SP

Prêmio Registro de Preço, contemplando intenção de Registro de Preços, em observância às novas regras da Lei nº 14.133/2021 e Decreto 11.462/2023 – Confere

“Estamos comprometidos em manter a transparência, a ética e a eficiência em todas as nossas ações, em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor. No Relatório de Gestão do exercício de 2023 pudemos demonstrar as iniciativas que implementamos a fim de reduzir as disparidades regionais e promover a interação entre os Conselhos Regionais e a sociedade. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. A terceira premiação foi na categoria Capacitação Profissional Continuada, pelas iniciativas da Instituição para atrair e reter talentos com foco, principalmente, no aprimoramento do capital humano, por meio de treinamentos e capacitações contínuas para os funcionários e dirigentes de todo o Sistema Confere/Cores. A capacitação é, sem dúvida, um ponto crucial em nossa busca pela excelência. Ao investir na formação de nossa força de trabalho em todo o Sistema Confere/Cores, garantimos que o corpo funcional esteja preparado para novos desafios, impactando positivamente nas entidades e, especialmente, no desempenho de nossa atividade-fim”, afirmou Archimedes.

 

IA generativa no varejo traz economia e melhoria da experiência do cliente

A aplicação da tecnologia no varejo vem mudando toda a cadeia em diferentes vertentes, principalmente a melhoria na experiência do consumidor e a economia na operação das redes. Mais do que receber promoções de acordo com o seu perfil ou preferências, a Inteligência Artificial generativa mostra a evolução da ferramenta ao produzir conteúdo usando a linguagem do usuário.

De acordo com Américo José, sócio diretor do grupo Cherto, a IA ajuda bastante a personalização da experiência do cliente ao segmentar o público com precisão e fazer análises de sentimentos para ajustar estratégias. “Tudo isso melhora a eficiência e a satisfação do cliente e faz com que ele retorne. Além das campanhas, a IA generativa pode criar descrições de produtos, posts em blogs, além dos assistentes virtuais e chatbots, que melhoram o atendimento. Também ajuda na segmentação de clientes e automatiza processos”, explica.

 

Além de economizar tempo automatizando a criação de conteúdo, Américo destaca que a ferramenta também ajuda empresas do varejo em tarefas estratégicas. “A IA consegue até sugerir embalagens mais atrativas para determinados produtos”, afirma o sócio diretor do grupo Cherto.

Otimização e experiência

Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, empresa especializada em estratégias para o varejo, acredita que a IA é uma agenda inevitável para todos os negócios, mas, para o varejo, o impacto potencial é muito grande. “Podemos pensar na aplicação de IA no varejo em dois grande blocos: otimização e experiência. Granularidade e velocidade nas decisões têm impacto relevante nos processos-chave do varejo, como planejamento, sortimento, estoque, abastecimento, supply chain, precificação, rotina operacional em loja. Tudo isso pode ser potencializado por IA produzindo ganhos relevantes de eficiência, produtividade e de qualidade na gestão”, analisa.

 

Serrentino ressalta que, por outro lado, a IA melhora a experiência do cliente em diferentes aspetos. “A operação fica mais assertiva com melhorias na qualidade do estoque, na disponibilidade de produtos, na precisão na precificação. Se por outro lado você começa a customizar e personalizar mais, conseguindo individualizar o relacionamento, a comunicação e as alavancas promocionais, a experiência do cliente melhora como um todo”, ensina o fundador da Varese Retail.

 

Para Alexandre van Beeck, especialista em experiência do cliente, as lojas do varejo são mais do que pontos de vendas, são plataformas de mídia onde as tecnologias emergentes abrem novas oportunidades para as empresas criarem narrativas que engajem emocionalmente os clientes. “A inteligência artificial abre oportunidades para personalizar experiências e comunicar mensagens de marca de maneira mais eficaz do que nunca. Tanto no online como nas lojas e no relacionamento offline”, conclui.

Fonte: SuperVarejo

Cesta Junina registra crescimento de 17% nas vendas

As vendas da tradicional cesta Junina registraram um crescimento significativo de 17% no período sazonal (meses de junho e julho) em comparação com a média anual de vendas, conforme dados da Scanntech. Este aumento reflete o impacto econômico das festas juninas no Brasil, que são sempre relevantes para o comércio e turismo, principalmente em cidades como Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Parintins (AM).

Dentro da cesta Junina, os doces industrializados tiveram um crescimento de 28%, seguido pelo vinho, que teve um aumento de 27%. Outros itens também mostraram desempenho robusto: milho de pipoca cresceu 23%, coco ralado 20% e amendoim 19%.

Olhando para participação no faturamento, a categoria de vinho se destacou como a mais relevante, representando 28,6% das vendas totais, enquanto a farinha de trigo seguiu com uma participação de 11,3%. Nos meses de junho e julho, a cesta junina teve sua maior participação nas vendas, alcançando 3,59% e 3,30%, respectivamente.

Por região, os produtos juninos apresentaram uma maior participação no Sul do Brasil, com 3,99% no período, puxada pela categoria de vinho. O Nordeste veio em seguida, com 3,68% de participação. As demais regiões apresentaram os seguintes percentuais: Norte (2,32%), Centro-Oeste (2,73%), Sudeste (3,34%) e Sul (3,99%).

Fonte: Supervarejo

Posse da nova Diretoria do Core-GO para o triênio 2024/2027

 

A sessão foi presidida pelo diretor-presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Archimedes Cavalcanti Júnior.

Nova Diretoria do Core-GO

Diretor-Presidente: Murilo Moraes Mendonça

Diretor-Secretário: Henrique Risquetti Zampieri

Diretor-Tesoureiro: Rangel Nazir Sforcini Alves Massaruto

Comissão Fiscal

Junio da Veiga Canuto

João de Souza

Paulo de Tarso Costa Rodrigues

Suplentes

João Lucas Fonseca dos Santos (1º Diretor Suplente)

Guilherme Campos do Nascimento (2º Diretor Suplente)

Delegados Representantes junto ao Confere

Efetivos: Murilo Moraes Mendonça e Henrique Risquetti Zampieri

Suplentes: João de Souza e João Lucas Fonseca dos Santos

 

Em seu discurso de posse, Murilo Moraes Mendonça agradeceu a confiança depositada pelos representantes comerciais do Estado de Goiás e reafirmou seu compromisso de administrar o Core-GO com observância aos dispositivos legais e administrativos, bem como aos princípios constitucionais que regem a administração pública.

A posse da nova diretoria marca o início de um novo ciclo de gestão comprometido com a transparência, responsabilidade e fortalecimento da categoria dos representantes comerciais em Goiás.

Confere participa da 106ª Reunião do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas

O encontro reuniu representantes de diversas entidades para discutir questões cruciais e alinhar estratégias em prol das profissões regulamentadas no Brasil.

Um tema de grande relevância foi o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul. O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas abordou a situação crítica enfrentada pela população devido às recentes enchentes, destacando a necessidade de ações coordenadas entre os conselhos profissionais e as autoridades locais para mitigar os efeitos dos desastres naturais. A discussão focou na importância da comunicação eficaz e do planejamento estratégico para garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de crise.

A reunião também abordou:

Criminalização do Exercício Ilegal de Profissões Regulamentadas: ações para apoiar a criminalização do exercício ilegal, garantindo a proteção da sociedade contra profissionais não qualificados.

Encontro Nacional das Profissões Regulamentadas: apresentação da programação do evento pela Comissão Organizadora, destacando a importância do encontro para o fortalecimento das profissões regulamentadas.

Atividades das Comissões de Assessoramento Parlamentar e de Comunicação e Marketing: deliberações sobre agendas legislativas, recomposição de comissões, apresentação de novo site do Fórum, criação de memória institucional e propostas de campanhas.

“A participação do Confere reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento das pautas dos Conselhos Profissionais, buscando sempre a valorização e a defesa dos direitos dos representantes comerciais”, ressaltou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Na foto: Jenner de Moraes, secretário executivo do Fórum; Andréa Cintra Lopes, coordenadora adjunta do Fórum e Archimedes Cavalcanti Júnior, diretor-presidente do Confere

Setor atacadista distribuidor fechou 2023 com faturamento de R$ 403,9 bilhões

O atacadista distribuidor brasileiro fechou 2023 com faturamento de R$ 403,9 bilhões, a preço de varejo, o que representa crescimento nominal de 10,9% e real de 6,28% com relação ao ano anterior, sendo descontada a inflação oficial pelo IPCA de 4,62%. Os dados são do Ranking ABAD NielsenIQ 2024 – Ano base 2023, estudo realizado pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) em parceria com a consultoria NielsenIQ.

Outro ponto importante, segundo o estudo, é que esse faturamento representa aproximadamente 52,5% do mercado geral de consumo (que cresceu 9,7% e chegou a um total estimado em R$ 769 bilhões de acordo com avaliação da NielsenIQ), melhor marca desde 2019, cenário pré-pandemia quando o percentual atingiu 53%.

Todos os modelos de operação apresentaram desempenho positivo. Com crescimento de dois dígitos (10,8%), o “distribuidor com entrega”, que representa 45,6% do faturamento reportado na pesquisa, ganha destaque. Na sequência observa-se tanto o “atacado generalista com entrega” quanto o “atacado generalista de autosserviço”, cujas representatividades estão respectivamente em 35,6% e 13,1%, com crescimento de 7,7%. Importante ressaltar que esses dados excluem o maior player, que é o Atacadão, para ser possível mensurar melhor o segmento.

“O ano de 2023 foi uma caminhada desafiadora que vencemos com resiliência e atitude. Conseguimos atingir nossa expectativa de crescimento, o que nos leva a perspectivas positivas para 2024, mesmo sabendo que novos desafios virão”, comenta Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

A expectativa positiva também é refletida no estudo. Mais da metade das empresas respondentes esperam crescer em número de colaboradores, em volume, na base de clientes e no número de fornecedores durante 2024.

Canal Indireto

O Ranking ABAD NielsenIQ 2024 – Ano base 2023 aponta, a representatividade do canal indireto nos segmentos pesquisados do varejo e declara que ele responde por 40% do abastecimento dos grandes supermercados, 45% no ramo de farmacosméticos, 68% em supermercados pequenos, 85% dos bares e dos hotéis, restaurantes e cafeterias, e 95% do comércio tradicional de atendimento em balcão.

Nota-se, então, que quanto menor o estabelecimento, maior a importância do canal indireto para os negócios.

Representatividade do Ranking

O Ranking ABAD NielsenIQ analisa anualmente os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações relevantes para orientar planos estratégicos e investimentos do canal indireto. Neste ano de 2024, o estudo conquistou aumento de 650 para 740 no número de respondentes, o que fortalece a representatividade numérica do atacado distribuidor, que chega a 55,2% de participação dentro do rol de produtos vendidos pelo varejo ao consumidor.

“A Associação está tendo uma presença mais capilar, ganhando corpo na essência da distribuição, tanto que chegamos a 740 participantes e crescimento no mercado de consumo”, comenta Severini.

A maior parte das respondentes (40,3%) se declaram como “distribuidor com entrega”, modelo que indica acordo de exclusividade com a indústria. Em paralelo, 30,6% identificam seus negócios como “atacado generalista com entrega”; 17,2% como “atacado de balcão”; 7,2% como “atacado generalista de autosserviço”; e 4,7% como “agente de serviços”.

 

Números por estado e relação das 10 maiores empresas do setor em cada estado e em cada região

O Atacadão, do grupo Carrefour, com faturamento de R$ 79,1 bilhões permanece no topo da lista dos maiores do país, tanto no ranking do modelo Atacado de Autosserviço quanto no ranking nacional geral, que abrange todos os modelos de atuação.

O segundo lugar no ranking paulista também permanece inalterado, ocupado pela Servimed (R$ 3,46 bilhões). A empresa está em quarta colocação entre os TOP 10 da região Sudeste ainda figura em quarta posição entre os TOP 10 nacional da modalidade Atacado com Entrega.

De acordo com a pesquisa, o setor na região Sudeste como um todo responde por faturamento de R$ 128,18 bilhões dos R$ 258 bilhões apurados pelos respondentes do Ranking (ou 49,68% desse total), com crescimento de 10,75% em relação a 2022. Desse total, São Paulo contribuiu com R$ 86,66 bilhões, um crescimento de 6% sobre 2022.

São da região Sudeste 125 das 740 empresas respondentes da pesquisa, uma participação percentual de 16,89%. São Paulo contribuiu com 12 empresas participantes.

Confira, abaixo, as maiores do setor na região e no estado:

 

 

*A empresa Guibon Foods aparece nesta classificação pois seu faturamento predominante é da Região Sudeste, conforme informado à pesquisa.

Fonte: SuperVarejo