Plano de Ação 2025

Hoje (24/10), na sede do Confere, a Diretoria Executiva e os colaboradores reuniram-se para analisar o Plano de Ação para 2025. A reunião teve como objetivo discutir as prioridades e metas estabelecidas para o próximo exercício.

A execução dos projetos e atividades apresentados no plano, com ênfase na fiscalização, comunicação, e modernização tecnológica, foi minuciosamente analisada, a fim de garantir a transparência e eficiência no uso dos recursos disponíveis.

Durante a análise, foram destacados os projetos relacionados ao fortalecimento do ambiente regulatório da profissão de Representante Comercial e à expansão da estrutura física e tecnológica em Brasília. A Diretoria Executiva reiterou seu compromisso com a inovação e a gestão transparente, visando cumprir as atribuições institucionais do Confere e assegurar o contínuo desenvolvimento da categoria.

O encontro também serviu para alinhar as ações estratégicas e financeiras, garantindo que os recursos alocados sejam utilizados de forma eficiente, de acordo com as demandas dos Conselhos Regionais e o aprimoramento dos processos internos.

“O Plano de Ação para 2025 reflete nosso compromisso com a eficiência e inovação. Nosso objetivo é garantir que os recursos sejam aplicados de forma a fortalecer o exercício da Representação Comercial e a oferecer mais suporte aos Conselhos Regionais,” afirmou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

Palestra sobre Cultura Empresarial e homenagem marcam evento em Aracaju

Na noite de 21 de outubro, o auditório do Senac em Aracaju recebeu a palestra de Juliano César Faria Souto, CEO da Fasouto e Vice-Presidente da ABAD, a convite do Core-SE e do Sirecom-SE. Juliano compartilhou sua experiência sobre liderança, empreendedorismo e a importância da resiliência no mercado de Representação Comercial.

Na ocasião, o diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, entregou a Comenda Dr. Plínio Affonso de Farias Mello ao representante comercial Emerson Natal de Almeida Sousa, diretor-presidente do Core-SE, pelos serviços prestados ao Sistema Confere/Cores e à Representação Comercial no Brasil.

Ao receber a homenagem, Emerson Natal declarou que o reconhecimento era fruto do trabalho dos conselheiros e funcionários do Core-SE e manifestou seu desejo de continuar atuando em prol do Regional e da categoria no estado e no país.

 

Maioria dos brasileiros planeja gastar até R$ 3 mil na Black Friday 2024

Pesquisa realizada pela LWSA (antiga Locaweb) mostra que 62% dos consumidores brasileiros planejam gastar até R$ 3.000 na Black Friday deste ano. Segundo o levantamento, 64,3% dos entrevistados afirmaram que fizeram compras, enquanto 44% economizaram dinheiro nos últimos meses para o evento.

O estudo diz que 96% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras on-line durante a Black Friday de 2024. Representa aumento de 9 p.p. em relação aos 87% do ano anterior. Os produtos mais desejados são eletrônicos (51%), roupas (46%) e eletrodomésticos (45%). Além disso, 75% planejam comprar em marketplaces e optar pelo pagamento via cartão de crédito. A maioria (75%) prefere parcelar suas compras em até 12 vezes.

Sobre as formas de pagamento, 75% dos consumidores preferem o cartão de crédito. Por outro lado, 23,2% optam pelo Pix e 83% planejam parcelar suas compras em até 12 vezes. “Essas modalidades de pagamento aumentam o ticket médio para os lojistas, eliminam objeções de compra e garantem liquidez imediata, especialmente em períodos de alta demanda”, afirmou Monisi Costa, diretora de Pagamentos da Vindi.

Além disso, sites e redes sociais de empresas são as principais fontes de informação para 57% dos consumidores.

A Opinion Box, contratada pela LWSA, entrevistou 3.087 consumidores, com idade acima de 16 anos em todo o Brasil e de todas as classes sociais, de 12 a 23 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 ponto percentual.

Fonte: Poder360

Core-RS: Superação e transformação no Outubro Rosa

Ontem, o Core-RS recebeu o evento em celebração ao Outubro Rosa, promovido pela equipe Awa’pé Dragon Boat de Porto Alegre e o Core-RS. O encontro abordou temas importantes sobre superação e transformação na luta contra o câncer.

As palestras contaram com:

  •  Anelise Lopes, terapeuta e especialista em gestão de pessoas, neurociência e performance humana.
  • Geraldo Gomes da Silveira, ginecologista e CEO do OncoloGym, que falou sobre a saúde da mulher.
  • Mariluce Campos, fundadora da equipe Awa’pé Dragon Boat, que trouxe sua experiência sobre força e resiliência.

Core-RJ celebra o Dia Pan-Americano do Representante Comercial com homenagens e palestra

Em uma solenidade de destaque, o diretor-presidente do Core-RJ, Marcelo Martino, e o conselheiro Fernando Hebia foram agraciados com a Comenda Plínio Affonso de Farias Mello, a maior honraria do Sistema, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação para fortalecer a categoria. 

Durante a homenagem, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, destacou a importância das transformações positivas que o Core-RJ vem passando sob a liderança de Marcelo Martino e o trabalho incansável de Fernando Hebia. Em seu discurso, ele declarou: 

“Prezado Presidente do Core-RJ, amigo e irmão Marcelo Martino. O Core-RJ passa por grandes transformações positivas, transformações reconhecidas por todos nós. União do grupo de conselheiros, conexão com a categoria, atuação político-institucional, conformidades legais, transparência pública, gestão eficaz, funcionários felizes etc. são fatos reais hoje na entidade. Você, que lidera a Representação Comercial no Rio, faz isso com equilíbrio, serenidade, simplicidade e seriedade.” 

Ele também ressaltou a contribuição de Fernando Hebia: 

“Prezado Delegado do Confere, amigo e irmão Fernando. Desde os tempos da antiga gestão, o Sistema Confere/Cores devia essa homenagem pelo trabalho incansável em reverter sentimentos e emoções negativas de centenas de representantes comerciais com os Cores, com sua profissão e com suas perspectivas futuras. Através de redes sociais, em grupos de WhatsApp, em seu site ORepresentante, e no corpo a corpo em audiências públicas debatendo com parlamentares. Fico feliz que agora possa fazer muito mais estando como conselheiro do Core-RJ e Delegado do Confere. Vocês são merecedores desse reconhecimento de todos nós e dos representantes comerciais fluminenses. Os parabéns da Diretoria Executiva do Confere e de todo o Plenário.” 

O evento também promoveu o desenvolvimento profissional dos representantes comerciais com a palestra “O Representante Comercial do Futuro”, ministrada por José Ricardo Noronha, que trouxe insights valiosos sobre as transformações do mercado e as oportunidades para os profissionais que estão prontos para inovar. A palestra foi uma verdadeira fonte de inspiração e aprendizado para todos os presentes. 

O lema da Diretoria do Core-RJ, “Juntos somos mais fortes”, esteve no centro da celebração e foi simbolizado por uma escultura entregue a autoridades que têm contribuído ativamente para o fortalecimento do Conselho. De acordo com Marcelo Martino, a obra simboliza o esforço conjunto e o reconhecimento àqueles que ajudam a construir um futuro mais sólido para o Core-RJ. 

Entre os homenageados com a escultura estavam: 

  • Archimedes Júnior, presidente do Confere 
  • Hely Ricardo de Lima, presidente do Core-PA 
  • David Aparecido Silva Pereira, presidente do Core-TO 
  • Fernando Hebia, conselheiro do Core-RJ 
  • Senador Carlos Portinho 
  • Deputado Estadual Alan Lopes 

O Core-RJ também prestou uma homenagem especial aos profissionais que dedicaram décadas de suas vidas à Representação Comercial, consolidando-se como exemplos de compromisso e excelência na profissão. Os seguintes representantes receberam placas comemorativas por sua longa trajetória: 

  • Marcos de Souza Dantas: 52 anos de dedicação à Representação Comercial 
  • Luiz Eduardo Catario Noronha da Silva: 45 anos na atividade 
  • Álvaro Henrique de Souza Oliveira Junior: 40 anos de atuação 
  • Carlos José Fialho: 39 anos de serviços prestados 
  • Durval Gomes Ribeiro: 30 anos de dedicação ao setor

Fotos: Anderson Júnior

Palestra “O Representante Comercial do Futuro” é realizada em Sorocaba

No início do evento, o Core-SP prestou uma homenagem ao Diretor-Presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, em reconhecimento ao trabalho realizado à frente do Sistema Confere/Cores. Também houve uma homenagem ao palestrante José Ricardo Noronha pelo ciclo de palestras que ministrou no Estado de São Paulo.

Durante a palestra, José Ricardo Noronha abordou técnicas de vendas atuais e estratégias para se destacar no mercado. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da inovação, da adaptação às novas tecnologias e da construção de relacionamentos com os clientes.

Representação Comercial em foco

Hoje de manhã, Archimedes Cavalcanti Júnior, presidente do Confere, e José Luiz Abrantes Pereira, presidente do Core-SP, participaram de uma entrevista na Rádio Cruzeiro FM! 


Quer saber mais sobre os temas que impactam o setor e a profissão de Representante Comercial? Clique aqui e assista. A entrevista no vídeo tem início a partir de 2h12min.

Evento em Belo Horizonte discute Negociação Avançada no Modelo de Harvard e apresenta nova diretoria do Core-MG

Na última sexta-feira (11), o Core-MG promoveu uma palestra gratuita sobre “Negociação Avançada no Modelo de Harvard” para celebrar o Dia Pan-Americano do Representante Comercial, comemorado no dia 1° de outubro. O encontro, voltado para a qualificação dos representantes comerciais, atraiu dezenas de profissionais interessados em aprimorar suas habilidades de vendas e negociação em um cenário de negócios cada vez mais competitivo.

A palestra foi conduzida por José Ricardo Noronha, um dos mais renomados especialistas em vendas consultivas da América Latina. Com uma abordagem imersiva e dinâmica, Noronha apresentou aos participantes as principais técnicas de negociação ganha-ganha do modelo de Harvard, destacando a importância da preparação, estratégia e comunicação eficaz nas negociações empresariais. Durante as duas horas de palestra, temas como o ciclo de vendas, economia da experiência e o novo cenário dos negócios foram discutidos com foco na alta performance comercial.

“Foi uma experiência transformadora para todos que participaram. As técnicas abordadas pelo José Ricardo Noronha são fundamentais para lidarmos com o novo perfil de clientes e as demandas de um mercado em constante evolução”, afirmou o recém-empossado diretor-presidente do Core-MG, Antônio José Maciel Ribeiro, que destacou a relevância prática dos ensinamentos para o dia a dia dos representantes comerciais.

Além do conteúdo técnico, o evento também contou com a apresentação da nova diretoria do Core-MG, que assumiu no último dia 03 de outubro, com renovação de 60% dos membros, além de despedida do antigo diretor-presidente, Álvaro Alves Nunes Fernandes, que presidiu a Entidade por três mandatos. A cerimônia contou com a presença de autoridades do setor e representantes de diferentes regiões do estado.

O presidente da Fecomércio-MG, Nadim Donato Filho, a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede-MG), que é autora do Projeto de Lei que cria o Dia Estadual do Representante Comercial de MG, e o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, foram algumas das personalidades que prestigiaram o encontro.

Também marcaram presença os diretores-presidentes dos Cores Santa Catarina, João Pedro da Silva Rosa; Bahia, Herval Dórea da Silva; Rio Grande do Norte, Francisco Sales de Souza Neto; Espírito Santo, Marcelo Marino Simonetti;  São Paulo, José Luiz Abrantes Pereira; Tocantins, Davi Aparecido da Silva; Mato Grosso, João Carlos Gasparetto;  além do presidente e o diretor-secretário do Paraná, Paulo César Nauiack e Celso Luis de Andrade, respectivamente. O evento foi realizado na sede do Core-MG, em Belo Horizonte.

 

Composição da nova diretoria do Core-MG:


DIRETORIA EXECUTIVA:

Diretor-Presidente: Antônio José Maciel Ribeiro
Diretor-Secretário: Carlos José Moreira Cotta
Diretor-Tesoureiro: Gilberto Rodrigues Campos

CONSELHEIROS COMPONENTES DA COMISSÃO FISCAL:

Khalil Nassib Hamzi
Paulo Torquato dos Santos
José Carlos da Costa

CONSELHEIROS DIRETORES SUPLENTES:

1° Diretor-Suplente: Daniel Morato dos Santos
2° Diretor-Suplente: José Augusto Parreiras
3° Diretor-Suplente: Laudemiro Gomes de Sá

DELEGADOS JUNTO AO CONSELHO FEDERAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS — CONFERE

Efetivos:

Antônio José Maciel Ribeiro
Carlos José Moreira Cotta

Suplentes:

Khalil Nassib Hamzi
Laudemiro Gomes de Sá

Brasil é o quarto maior mercado de produtos de limpeza

De acordo com a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, com base em um estudo da Euromonitor International, o Brasil é atualmente, o quarto maior mercado de produtos de limpeza do mundo, tem um consumo per capita de saneantes que equivale a 4% da média mundial. O brasileiro gasta, em média, US$ 7,55 (R$ 42,20) mensais, enquanto o restante investe US$ 186,33.

“A informalidade no mercado de saneantes, apesar de ter caído nos últimos anos, é um dos motivos para essa diferença em relação aos outros países. Além disso, as misturas caseiras de produtos de limpeza, que são extremamente perigosas para os consumidores e para a saúde pública, acabam, em algumas situações, ocupando o espaço de produtos de limpeza”, analisa Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

Engler, no entanto, destaca que a disparidade nos números, na comparação com outros países, também traz dados positivos. “O primeiro deles é a prova de que o produto de limpeza brasileiro é acessível à população. Estimamos que até 80% dos consumidores brasileiros consomem um mix básico de itens de limpeza, ou seja, apenas artigos essenciais para a limpeza doméstica e de pequenos negócios. Além disso, os fabricantes possuem diferentes linhas, projetadas para diferentes perfis de consumidores, o que permite um acesso quase universal ao mercado de saneantes. Outro ponto positivo é que, claramente, o mercado nacional tem um grande potencial para crescimento, no consumo per capita”, destaca.

Engler explica que esse potencial não é pelo aumento dos preços dos produtos de limpeza no país, mas pela chegada de itens cada vez mais sofisticados ao mercado nacional. “Um dos segmentos com maior potencial de crescimento – e que pode elevar o consumo per capita nacional – é o de saneantes que aliam praticidade, alta eficiência, tecnologia e características sustentáveis. São produtos que demandam muito investimento em pesquisa e que, naturalmente, podem elevar o tíquete médio de saneantes. A verdade é que há uma possibilidade de alta no consumo per capita sem necessariamente aumento nos preços de produtos de limpeza básicos”, afirma.

Segundo dados do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a inflação setorial está negativa, em 2,23% no período de janeiro a agosto de 2024. Já os 12 meses anteriores a agosto mostram uma deflação de 3,99%. “Isso é uma prova de que não é necessário aumento de preços para a elevação do tíquete médio, tanto que os fabricantes lançam, com frequência, produtos de alto valor agregado no mercado, têm boa aceitação, e, mesmo assim, o setor acumula deflação nos indicadores oficiais.”

Fonte: Super Varejo