- Anexo II
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Data da sessão: 06/12/2024
- 19/12/2024 – Relatório Homologado
Confere promove capacitação sobre eliminação responsável de documentos
O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) realiza, de 3 a 6 de dezembro de 2024, a Oficina de Procedimentos para Eliminação Responsável de Documentos, ministrada pela Coordenadoria de Gestão Documental do Arquivo Nacional.
Destinada exclusivamente a colaboradores do Sistema Confere/Cores, a oficina oferece uma formação teórica sobre os aspectos normativos da gestão documental, aliada a práticas que reforçam o aprendizado.
O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, destaca a importância da capacitação: “A gestão documental é uma ferramenta estratégica para a organização interna das entidades e, também, para a transparência e o cumprimento das normas legais. Este treinamento reflete o compromisso do Confere em preparar nossos colaboradores para os desafios da modernização e do alinhamento aos padrões normativos”, afirmou.
Participaram da abertura do treinamento: Izaac Pereira Inácio, procurador-geral do Confere; e Marcelo Martino e Silva, presidente do Core-RJ.
Dispensa Eletrônica nº 90021/2024 – Aquisição de Backdrop
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Data da sessão: 06/12/2024
- 19/12/2024 – Relatório Homologado
Core-RS realiza evento sobre tributação, representação comercial e futuro das vendas
No dia 25 de novembro, o Core-RS promoveu o evento ‘Caminhos para o Sucesso: Tributação, Representação Comercial e o Futuro das Vendas’, no Flat Union, em Novo Hamburgo. O encontro reuniu representantes comerciais, especialistas e líderes do setor para debater temas, como os impactos da Reforma Tributária, a Lei nº 4.866, que regula a profissão e estratégias inovadoras para alavancar os negócios.
O evento destacou a importância de manter os profissionais atualizados frente às mudanças no cenário econômico e jurídico e contou com ministrantes, como: Dr. Rafael Borin e Dra. Andressa Sehn da Costa, trazendo a palestra: “Reforma Tributária e a Representação Comercial: Panorama, Reflexos e Expectativas”, trazendo atualidades sobre o assunto relacionando a realidade dos Representantes Comerciais. No segundo momento, foi realizado o Painel sobre a Lei nº4.886/65, com o Dr. Cristian Feoli, Procurador Jurídico do Core-RS, e José Ricardo Noronha levou novas perspectivas para a Representação Comercial, alinhada com as tendências da tecnologia.
Na ocasião, Core-RS homenageou o representante comercial Paulo Verno Lamb, profissional com o registro mais antigo, e o representante comercial Lahire Silveira Escobar, o mais recente registrado junto ao Conselho.
A iniciativa reafirma o compromisso do Regional gaúcho em fortalecer a categoria e preparar os representantes comerciais para os desafios e oportunidades do mercado.
Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012
A taxa de desocupação no país, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é a menor registrada desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012.
O trimestre anterior, encerrado em julho deste ano, havia registrado taxa de 6,8%. Em outubro do ano passado, havia ficado em 7,6%.
A população ocupada (103,6 milhões) também atingiu recorde, ficando 1,5% acima da média do trimestre encerrado em julho e 3,4% superior a outubro.
A população desocupada recuou para 6,8 milhões, ou seja, 8% a menos (menos 591 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 17,2% inferior a outubro de 2023 (menos 1,4 milhão de pessoas). É o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.
O rendimento real habitual do trabalhador ficou em R$ 3.255, ficando estável na comparação trimestral e crescendo 3,9% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 332,6 bilhões) cresceu 2,4% (mais R$ 7,7 bilhões) no trimestre e 7,7% (mais R$ 23,6 bilhões) no ano.
Fonte: Agência Brasil
Core-SP realiza treinamento para colaboradores com foco em desenvolvimento e boas práticas
Nos dias 27 e 28 de novembro, o Core-SP promove um treinamento especial para seus colaboradores, com o objetivo de fortalecer competências, atualizar conhecimentos e promover a integração entre os setores.
O primeiro dia contou com uma programação variada, incluindo uma palestra sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos, apresentações de diferentes áreas como Fiscalização, TI, Licitações e Compras, Atendimento, Procuradoria, Comunicação e Coordenadoria Administrativa. O treinamento foi aberto pelos presidentes do Regional, José Luiz Abrantes Pereira, e do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, reforçando a visão estratégica do Core-SP, seguida por momentos de aprendizado e dinâmicas interativas.
Amanhã, a programação conta com temas essenciais para o ambiente de trabalho. Os participantes assistirão a palestras sobre Comunicação Não Violenta e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, reforçando os valores de respeito e ética organizacional.
“Este treinamento é uma oportunidade de fortalecer nossa equipe, alinhar conhecimentos e reforçar os valores que sustentam o trabalho do Core-SP. Investir no desenvolvimento dos nossos colaboradores é fundamental para continuarmos prestando um serviço de excelência aos representantes comerciais e à sociedade”, ressaltou Abrantes.
Representação Comercial é debatida em audiência da ALMG
A reunião especial foi requerida pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), membro da comissão e autora do Projeto de Lei (PL) 3.993/22, que propõe a criação do Dia Estadual do Representante Comercial e ressaltou a importância desta profissão para o crescimento de pequenos e médios negócios, proporcionando a geração de empregos e a movimentação da economia local.
“Sem o representante comercial não chegaríamos a lugares que hoje são atendidos, alguns a milhares de quilômetros dos centros comerciais”, analisou o diretor Executivo da Associação dos Atacadistas Distribuidores de Minas Gerais (Ademig), Joselton Carvalho Pires Ferreira.
Para o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Minas (Sircom), Álvaro Alves Nunes Fernandes, a contribuição desses profissionais, além de assegurar acesso a produtos, gera, com a atividade, impostos em todas as esferas – municipais, estadual e federal.
Antônio José Maciel Ribeiro, presidente do Core-MG, explicou que o papel do representante vai além da tarefa de vender produtos. Ao conhecer as características de cada região ou localidade, as especificidades do consumidor, ele transmite essas informações para as empresas que representa, influenciando em tomadas de decisões e reposicionamentos de mercado. “Permite que as empresas respondam de maneira eficaz a novas tendências e mudanças nos hábitos de consumo”.
Archimedes Cavalcanti Junior, presidente do Confere, ressaltou que, atualmente, existem plataformas de vendas de países, conectando o mundo e dissolvendo as fronteiras. Nesse cenário, em sua opinião, o conhecimento do representante comercial pode ajudar o enfrentamento desse mercado “hostil e altamente concorrencial”.
Cesta de Natal teve aumento de 9,16% nos itens sazonais
A prévia da cesta de Natal, do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), aponta que 15 itens tradicionais terão um aumento médio de 9,16% este ano.
Entre os produtos analisados, como macarrão espaguete (-2,71), panetone frutas (-1,60%), champagne (0,07%), queijo ralado (2,53%), suco de morango (3,95%), molho de tomate (3,99%), atum sólido (4,29%), bombom (6,31%), peru (7,50%), vinho tinto (8,28%), palmito inteiro (8,48%), azeitona verde com caroço (9,06%), suco de laranja (16,19%) e lombo de porco com osso (19,72%). O azeite de oliva teve a maior alta, com inflação acumulada de 21,30%, seguido pelo lombo de porco.
De acordo com Guilherme Moreira, coordenador do IPC-FIPE, a pesquisa analisou produtos que, embora não façam parte da cesta de Natal, têm maior consumo nesta época do ano devido à sazonalidade. “Na cesta de Natal estão produtos típicos das cestas prontas, enquanto nos itens de Natal consideramos aqueles que, apesar de não serem típicos, têm consumo ampliado nesta época. Um exemplo é a picanha, que, mesmo fora da cesta tradicional, está presente em churrascos e comemorações”, explica Moreira.
Os itens de Natal analisados foram a farofa (-7,23), bacalhau (3,58%), sorvete (3,85%), uva (4,49%), bolo pronto (6,46%), chester (10,92%), morango (12,02%), pêssego (13,79%), picanha (14,94%), filé mignon (16,87%), pernil com osso (17,80%).
Os números reforçam a importância do planejamento antecipado para economizar nas festas de fim de ano.
Fonte: Super Varejo
Comissão Fiscal do Confere conclui três dias de Reuniões com aprovação unânime dos Balanços do 3º trimestre de 2024
No primeiro dia, 11 de novembro, a pauta abordou os balanços financeiros do terceiro trimestre de 2024. O gerente adjunto de Auditoria, Fábio da Silva Gargano, destacou a importância do trabalho da Comissão Fiscal ao trazer maior segurança nas decisões tomadas pelos delegados do Sistema Confere/Cores, com aumento da transparência dos atos praticados por esta nova gestão, pautada na legalidade e eficiência. Durante a reunião, foram apresentados os resultados financeiros, que passaram por análise detalhada dos membros da Comissão. O parecer final aprovou o balanço sem ressalvas.
No dia 12, as discussões se voltaram para a abertura de créditos adicionais ao orçamento de 2024, com destaque para a aquisição de uma nova sede para o Confere, utilizando recursos provenientes de superávit financeiro. Robson Carvalho de Lima, gerente de Aquisições, apresentou de forma sucinta uma visão geral do andamento do processo licitatório. A deliberação foi, novamente, aprovada sem ressalvas.
Encerrando a série de reuniões, no dia 13 de novembro, a Comissão Fiscal analisou o Plano de Ação e a proposta orçamentária para 2025. Carla Marset, assessora da Presidência, realizou uma apresentação dos principais projetos e atividades constantes do Plano de Ação 2025, na qual destacou que as diretrizes para o próximo ano incluem ações específicas para apoiar os Conselhos Regionais, alinhadas aos objetivos estratégicos da entidade. Após as discussões e esclarecimentos necessários, a Comissão deu sua aprovação final sem ressalvas.
As reuniões tiveram, além das presenças já destacadas, os seguintes técnicos do Confere: Luiz Ricardo Nogueira da Silva, assessor de Auditoria; Renato Skaetta Carneiro, gerente Administrativo Financeiro, e Vânia Rita Feitosa da Silva, assessora Contábil e Financeira.
Supermercados apostam em fidelização com estratégias personalizadas e experiências exclusivas para o fim de ano
Com a temporada festiva em alta, as redes de varejo estão investindo em campanhas de fidelização cada vez mais sofisticadas. Dados de uma pesquisa recente da Nielsen apontam que mais de 70% dos consumidores valorizam programas de fidelidade que oferecem benefícios personalizados, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Esse cenário tem incentivado redes supermercadistas a intensificar o uso de tecnologia e inovação para oferecer vantagens exclusivas aos clientes.
Doane Christina Moda, diretora de marketing da rede Enxuto Supermercados, destaca a importância da tecnologia como pilar das novas campanhas. “Estamos integrando dados de nosso CRM para compreender melhor o comportamento dos consumidores e oferecer produtos e ofertas personalizadas. Neste ano, relançamos nosso aplicativo focado em uma experiência de compra mais fluida e conveniente para nossos clientes. O Clube de Fidelidade Viva é outro ponto forte da estratégia do Enxuto, com ofertas antecipadas e experiências omnicanal, integrando o físico e o digital”, afirma.
Marco Toniolo, CEO da agência de Trade Marketing StarMKT, reforça o uso da personalização como estratégia diferencial para o varejo neste fim de ano. “As redes estão segmentando suas bases de clientes para entender perfis diferentes, como famílias e jovens solteiros, e direcionando ofertas que ressoam com cada grupo específico. Essa segmentação aumenta o engajamento e a frequência das visitas às lojas”, explica.
Inovações em fidelização com experiências e gamificação
Segundo Doane, para se diferenciar neste período de maior consumo, a rede Enxuto aposta em ações que vão além dos descontos tradicionais. “Teremos sorteios, blitz promocionais e workshops de culinária contínua pelo chef Fernando Kawasaki, além de degustações com produtos de parceiros da indústria. Queremos que o momento da compra seja divertido e que a experiência em loja agregue valor aos clientes, mantendo a praticidade e a qualidade, características que eles já esperam da nossa marca”, conta a diretora de marketing da rede.
De acordo com Nara Iachan, CMO da Loyalme, empresa especializada em soluções de fidelização, a gamificação é uma tendência promissora para o varejo durante o período de fim de ano. “Elementos de jogos, como desafios e recompensas, criam uma experiência imersiva que conecta emocionalmente os clientes com a marca. É uma maneira de criar memórias, tensões e aumentar o engajamento”, destaca a executiva.
IA e dados para aumentar a fidelização
Nara também afirma que a Loyalme utiliza Inteligência Artificial preditiva para prever comportamentos e necessidades dos clientes, o que permite personalizar as recompensas, promovendo uma conexão ainda mais forte com o consumidor. “Nesta época do ano, muitos supermercados estão oferecendo serviços personalizados, como montagem de cestas de Natal sob medida e entrega em domicílio, facilitando a vida do consumidor e aumentando a fidelidade”, aponta o CEO da StarMKT.
Segundo a executiva da rede Enxuto, a análise de dados comportamentais tem sido crucial para direcionar as campanhas de fim de ano. “Usamos o histórico de compras e interações nas plataformas digitais para identificar tendências e padrões, o que facilita a criação de ofertas relevantes, aumentando as chances de conversão. Ferramentas como chatbots também estão melhorando o atendimento, tornando a experiência de compra mais ágil e eficiente”, completa Doane Christina Moda.
Fonte: Super Varejo