Core-PA realiza premiação inédita com o Troféu “Amigo do Representante Comercial”

O Core-PA realizou, na última segunda-feira (16), a primeira edição da premiação do Troféu “Amigo do Representante Comercial”. O evento aconteceu durante o almoço de confraternização da categoria, em Belém, e reconheceu personalidades e entidades que têm contribuído para a valorização e o fortalecimento dos representantes comerciais.

Entre os homenageados estavam Jorge Portugal, presidente da ASPAS, Geam Freitas, presidente do SINDESPA, e Frederico Chimiti Jr., presidente da ADAPA. Os líderes participaram de um bate-papo interativo e inspirador com os presentes, abordando temas relevantes para a categoria.

A premiação foi conduzida pelo presidente do Core-PA, Hely Ricardo de Lima, acompanhado da Diretoria do Regional, e marcou um momento de celebração e reconhecimento do trabalho realizado em prol dos representantes comerciais no estado.

 

Confere é reconhecido com selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) recebeu o selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), um reconhecimento concedido a entidades públicas comprometidas com a redução dos níveis de exposição a fraudes e corrupção.

O PNPC é uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com as Redes de Controle da Gestão Pública do Brasil. Por meio da plataforma digital e-Prevenção, o programa promove a implementação de práticas de integridade e gestão ética nas organizações públicas brasileiras.

Compromisso com a Integridade
Ao receber o selo, o Confere reafirma seu compromisso com a adoção de boas práticas que incluem a prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e promoção da transparência em todas as suas ações.

O Confere conta com um sistema robusto de integridade, composto por auditoria interna, comissões de ética e ouvidoria, além de canais de denúncia e procedimentos de responsabilização. Essas iniciativas garantem um ambiente ético e transparente, fortalecendo a confiança de todos os envolvidos com a representação comercial.

Integridade como Valor Essencial
A integridade no setor público é mais do que um compromisso institucional; é um dever de cada agente que atua em prol da sociedade. O selo do PNPC representa o reconhecimento de um trabalho contínuo para assegurar que os princípios éticos e de governança sejam uma prioridade na gestão do Confere.

“Seguimos firmes na missão de fortalecer a representação comercial com ética, transparência e responsabilidade”, destaca o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.

 

De mascate a representante comercial

Neste 1° de outubro é comemorado o Dia Pan-Americano do Representante Comercial. Oriunda dos caixeiros viajantes e mascates, a profissão de representante comercial é uma das mais antigas e vitais para a economia brasileira, sendo, ainda hoje, responsável por aproximadamente 30% de todos os negócios realizados no País. Atualmente, existem quase 1 milhão de representantes comerciais no Brasil.

Para celebrar a data, o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) vai realizar uma palestra com José Ricardo Noronha, considerado um dos maiores especialistas em vendas da América Latina. O evento será transmitido ao vivo no canal do Confere no Youtube. Entre os temas abordados, novo cenário de negócios, economia da experiência, o ciclo de vendas e suas seis fases, negociação ganha-ganha no modelo de Harvard, boas práticas para vender muito mais e melhor, uso da IA no negócio, entre outros.

Fonte: Monitor Mercantil

Presidente do Confere recebe troféu O Mascate em homenagem do Core-CE

No final da manhã desta quarta-feira, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Junior, foi surpreendido por uma homenagem articulada pela diretoria do Core-CE.

Em votação realizada durante reunião prévia e apresentada virtualmente hoje, durante o segundo dia da III Plenária Ordinária, o Core-CE aprovou por unanimidade a entrega do troféu O Mascate para o presidente do Confere.

A peça, esculpida pelo talentoso escultor Assis Filho, é inspirada na história de um comerciante ambulante que percorria cidades e vilarejos oferecendo seus produtos e conquistando a confiança de seu público com simpatia e dedicação.

Em sua fala, o presidente agradeceu a homenagem e compartilhou o prêmio com os diretores de todos os regionais, destacando a importância de estarem enfrentando os problemas juntos, de forma coletiva e colegiada. “É assim que estamos transformando o sistema e avançando em várias frentes. Através da força coletiva de todos os estados”, destacou.

Confere realiza Reunião Plenária com foco em planejamento e fortalecimento institucional

Entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2024, o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) realiza a III Reunião Plenária Ordinária 2024, que aborda temas estratégicos e ações para o exercício de 2025.

Na pauta, destacam-se a homologação do Plano de Ação e da Proposta Orçamentária para o próximo ano.

Outros temas relevantes incluem a aquisição de uma nova sede em Brasília, a realização de uma semana de conscientização para prevenir e combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e a promoção de uma campanha institucional sobre a importância da fiscalização profissional, orientações sobre o exercício ético das profissões e divulgação de informações que possam contribuir para a proteção do interesse público.

O evento reforça o compromisso do Confere em fortalecer a atuação institucional, promovendo melhorias e alinhamento para os Regionais em todo o Brasil.

Natal deste ano deve movimentar R$ 69,75 bilhões no varejo, diz CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Natal deste ano movimente R$ 69,75 bilhões em vendas, o que representa aumento real de 1,3% (já descontada a inflação) no faturamento do varejo. Mesmo assim, o setor ainda não vai conseguir igualar o patamar pré-pandemia: em 2019, a movimentação foi de R$ 73,74 bilhões.

A estimativa é que super e hipermercados representem 45% (R$ 31,37 bilhões) da movimentação financeira. Na sequência, vêm lojas especializadas em itens de vestuário, calçados e acessórios, com 28,8% do total (R$ 20,07 bilhões), e estabelecimentos voltados para artigos de usos pessoal e doméstico, com 11,7% (R$ 8,16 bilhões).

“A atual dinâmica de consumo tem atuado no incremento das vendas neste fim de ano. Mas as condições menos favoráveis causadas pelo aperto monetário iniciado em setembro pelo Banco Central já são sentidas pelo consumidor final. Isso explica a curva de crescimento menos acentuada no comparativo com o ano passado, quando projetamos o aumento de 5,6%”, disse o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Os números são desfavoráveis para os que buscam um vaga de trabalho. A CNC estima a contratação de 98,1 mil funcionários temporários para atender ao volume de vendas do Natal, 2,3 mil trabalhadores a menos do que no ano passado.

“Curiosamente, o número é menor do que o do ano passado, quando mais de 100 mil temporários foram contratados. A razão disso é o fato de que o quadro de funcionários das empresas veio crescendo ao longo do ano, com o aumento de aproximadamente 3% na força de trabalho, nos últimos 12 meses, ou seja, mais de 240 mil vagas criadas”, afirmou o economista-chefe da CNC, Fábio Bentes. Segundo ele, isso faz com que o varejo dependa menos do trabalho temporário.

“Já para 2025, a expectativa do próprio setor é que sejam efetivados aproximadamente 8 mil desses trabalhadores temporários”, disse o economista.

A desvalorização cambial deve aumentar os preços dos produtos natalinos, com crescimento médio de 5,8%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), na medição dos 12 meses encerrados em dezembro. O valor da cesta deve ser pressionado pela alta do valor dos livros (12,0%), dos produtos para a pele (9,5%) e dos alimentos em geral (8,3%). Por outro lado, devem ficar mais baratos presentes como bicicletas (queda de 6,2%), aparelhos telefônicos (redução de 5,5%) e brinquedos (diminuição de 3,5%).

Na análise por estados, São Paulo (R$ 20,96 bilhões), Minas Gerais (R$ 7,12 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 5,86 bilhões) e Rio Grande do Sul (R$ 4,77 bilhões) devem concentrar mais da metade (55,5%) da movimentação financeira prevista pela CNC. Paraná e Bahia são os estados com maiores projeções de avanço nas vendas: aumento no faturamento de 5,1% e 3,6%, respectivamente.

Fonte: Agência Brasil