Reunião Plenária Extraordinária

Na pauta, foram discutidos, em caráter emergencial: exame e deliberação sobre o novo Regimento Interno do Confere, novo organograma, atualização e alteração do Plano de Cargos e Salários da Entidade; uso do novo Sistema de Protocolo e Tramitação de expedientes eletrônicos no Sistema Confere/Cores; mudança da sede do Confere, dentre outros assuntos.

Era urgente a necessidade de atualização, alterando, o Regimento Interno do Confere, com a inclusão de novas disposições, disciplinando situações não previstas anteriormente, como descrição expressa das finalidades do Confere; inclusão do cargo de Diretor-Secretário e de uma Comissão Fiscal; criação de Comissões Permanentes e Temporárias; incremento das competências do Plenário etc”, explicou Archimedes Cavalcanti Júnior, diretor-presidente do Confere.

Durante a reunião, André Nery da Silva, gerente de TI Nacional do Confere, apresentou a ferramenta “Protocores”, como o sistema oficial de comunicação e tramitação eletrônicas de expedientes entre o Conselho Federal e Regionais.

Para Sidney Fernandes Gutierrez, diretor-tesoureiro do Confere, a implantação do Protocores proporcionará a redução de custos operacionais, financeiros e ambientais associados à impressão, à entrega e ao armazenamento de documentos e processos, além do aumento da produtividade e da celeridade na tramitação de processos.

Esse novo produto, desenvolvido pelo setor de Tecnologia de Informação do Confere, atende aos princípios da eficiência, publicidade, economicidade e transparência, norteadores da nova gestão deste Conselho Federal”, afirmou Sidney.

A ferramenta está em fase de teste, num projeto piloto no Core-TO para adequação de suas funcionalidades, com previsão de finalização para implementação em todo Sistema Confere/Cores a partir de 1º de maio.

Na Reunião, também, foram listadas algumas das principais ações da nova Diretoria, desde o início do mandato, no dia 28 de março de 2022.  

São elas:

Divulgação das Atas das Reuniões Deliberativas no Portal da Transparência, em até 3 dias úteis; assinatura do contrato com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para implementação da carteira digital PROID, já em fase de criação e homologação; redução da folha salarial;  regulamentação do Suprimento de Fundos e do uso dos veículos da Entidade; implementação de um Calendário Administrativo e Agenda Institucional, já em funcionamento em nosso site; criação da nova estrutura organizacional, com a distribuição de gerências e equipes técnicas; solicitação de direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI); autorização da Diretoria para contratação de estagiários, por meio de agência de intermediação, na forma da lei de licitações; autorização da Diretoria para incremento dos recursos em campanhas institucionais, com foco nas redes sociais e nos canais de comunicação; adoção do serviço digital gratuito da assinatura eletrônica GOV.BR pelos colaboradores, nos documentos e expedientes; estudo inicial da reformulação do Código de Ética e Disciplina do Representante Comercial; utilização de novos modelos de pareceres jurídicos nas aquisições de bens e serviços; treinamento da equipe de compras/licitações/contratos com pregoeiro do Core-SP, sobre dispensas eletrônicas, já realizadas; analise financeira e contábil do Confere e dos Cores nos últimos cinco anos.

Parabéns à Diretoria pelas ações implementadas”, Emerson Natal de Almeida Sousa, diretor-presidente do Core-SE

Muito foi feito em tão pouco tempo. Nossos parabéns pelo que está sendo feito para o bem do Sistema Confere/Cores”, Álvaro Alves Nunes Fernandes, diretor-presidente do Core-MG

Parabéns por esse processo. Tudo aquilo que sonhamos está sendo concretizado”, Marconi Barros dos Santos, diretor-presidente do Core-PB

O sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto torna-se realidade. Esta frase de Dom Helder Câmara ilustra bem o momento que estamos vivenciando agora”, Marcos Antônio de Oliveira Silva, diretor-tesoureiro do Core-PB

Tivemos uma reunião muito proveitosa, multiplicadora de boas ações”, Hely Ricardo de Lima, diretor-presidente do Core-PA

Homenagem de Despedida à Procuradora Geral do Confere

O Confere, por unanimidade do Plenário, concedeu o diploma e a comenda “Dr. Plínio Affonso de Farias Mello” à procuradora-geral do Confere, Solange Barbosa Azzi, por sua notória relevância e reconhecimento do Sistema Confere/Cores em prol dos representantes comerciais. 

Solange, após longa trajetória no Confere e enorme contribuição ao Sistema Confere/Cores, requereu a sua aposentadoria.

Os colaboradores e delegados do Confere prestaram homenagens, em forma de depoimentos carinhosos e elogiosos à Solange.

Core-SP: Conexão Seccionais 2022 – Ribeirão Preto receberá a terceira edição do evento

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais paulistas inicia a terceira rodada do Programa Conexão Seccionais. Nele, o presidente do Regional, Sidney Fernandes Gutierrez, está mais perto dos representantes comerciais e, junto com uma equipe do Core-SP, compartilha informações sobre a gestão, esclarece dúvidas, concede honrarias e instrui o profissional sobre as demandas do futuro.

A próxima cidade a sediar o evento nesta segunda rodada será Ribeirão Preto, no dia 5 de maio (quinta-feira), às 10h, na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – Auditório Lino Strambi – Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro, Ribeirão Preto – SP – CEP: 14010-100.


Confira abaixo os tópicos a serem abordados no Programa Conexão Seccionais:

– Atividades sujeitas a registro: conceito legal e atividades enquadradas nas classes e subclasses de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);

– Dúvidas e necessidades sobre a Lei n° 6.839/80 e Resolução n° 1.130/2019 com um responsável técnico do Confere;

– Registro empresarial de Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada): transformação na Sociedade Unipessoal;

– Registro profissional de filial na mesma base territorial da matriz: possibilidades e providências;

– Hipóteses de isenção de anuidade: quais os requisitos?

– Direitos indenizatórios na rescisão imotivada;

– Direitos do representante comercial se a representada falir ou entrar em recuperação judicial: alteração na Lei nº 4.886/65;

– Indenização no falecimento do representante comercial: hipóteses e cabimento;

– Cadastro de Empresas Prestadoras de Outros Municípios (Cepom) e a retenção tributária do ISS: afastada a obrigação do representante comercial, que seja estabelecido em determinado Município e preste serviços em outro, realizar o referido cadastro, por determinação do STF;

– Dúvidas sobre a obrigatoriedade do envio do eSocial dos eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST): quais laudos são obrigatórios pelas empresas de representação comercial;

– Programa de benefícios: esclarecimentos sobre as parcerias já existentes e como participar;

– Balcão de oportunidades: como usufruir da ferramenta no Portal, como interessado ou anunciante.


Como se inscrever

Para participar, acesse a área Cursos do portal do Core-SP e faça sua inscrição.

O evento é gratuito.

Representante comercial, não perca essa oportunidade!

Será um prazer recebê-lo. Clique aqui para saber mais!

Fonte: Core-SP

Antecipação da restituição do Imposto de Renda exige cuidado

Com a entrega das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em curso, os bancos começam a oferecer aos clientes empréstimos para antecipar a restituição. As linhas de crédito são garantidas pela restituição que o contribuinte terá depois de processada a declaração, que deve ser enviada até 31 de maio. Quem precisar antecipar o dinheiro, no entanto, precisa ter cuidado.

Primeiramente, o cliente precisa estar ciente de que a antecipação representa uma operação de crédito, que cobra juros como qualquer empréstimo ou financiamento. Essa modalidade só é aconselhada em uma situação: quando o contribuinte precisa usar o dinheiro da restituição para pagar uma dívida.

Mesmo ao pagar o débito, o cliente precisa ter cautela. Isso porque os especialistas recomendam antecipar a restituição apenas quando os juros da dívida forem maiores que os juros dos empréstimos oferecidos pelo banco. Normalmente, as taxas são próximas às do crédito consignado. Neste ano, os cinco maiores bancos do país oferecem juros que variam de 1,43% ao mês até 1,79% ao mês.

O contribuinte também precisa ter atenção para não cair na malha fina. Normalmente, os empréstimos de restituição são de prazo curto, no máximo de até seis meses. Caso a restituição atrase porque o declarante do Imposto de Renda errou ou omitiu informações, o empréstimo com juros mais baixos torna-se uma operação convencional, com juros maiores.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, erros na declaração e eventuais atrasos na restituição podem fazer o tomador cair numa nova bola de neve e contrair mais uma dívida. O órgão recomenda contrair a antecipação do Imposto de Renda apenas pelo contribuinte quem tem dívidas com juros mais elevados, como o cheque especial e o cartão de crédito, sem jamais usar o crédito para antecipar o consumo.

Lotes de restituição

A restituição será paga em cinco lotes. O valor será colocado à disposição do contribuinte na agência bancária indicada na declaração. Confira as datas de pagamento:

1° lote31 de maio
2° lote30 de junho
3° lote29 de julho
4° lote31 de agosto
5° lote30 de setembro

Fonte: Agência Brasil

Treinamento para utilização de novas ferramentas colaborativas e sistemas facilitadores

Na ocasião, foram apresentadas plataformas que ajudam na organização dos processos e facilitam as rotinas de trabalho, por meio de funcionalidades específicas.

André Nery, Igor Viera e Sérgio Couto, colaboradores do setor de Tecnologia da Informação do Confere, mostraram as funcionalidades e características do Microsoft Teams, plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina chat, videoconferências, compartilhamento, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho; Trello, ferramenta para organizar projetos e fluxos de trabalho; novos sistemas para requisição de materiais e de chamados para helpdesk; e uso do TeamViewer para suporte.

Conheça as novas seções do site

No Calendário Administrativo, são divulgados os dias úteis e os feriados federais, estaduais, distritais e municipais das sedes do Confere, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Já, na Agenda Institucional serão publicadas as atividades institucionais do Confere, como reuniões, encontros de trabalhos e demais eventos. 

Ao acompanhar o nosso site, o representante comercial ficará por dentro de todo o funcionamento e das atividades desenvolvidas, no Rio de Janeiro e em Brasília, assim como as novidades e ações dos Conselhos Regionais, nos Destaques. Para acompanhar, também, as deliberações da Diretoria, basta acessar a seção Transparência e Prestação de Contas, onde estão sendo publicadas todas a atas. São medidas de transparência, integração e aproximação da nova gestão”, explicou Sidney Fernandes Gutierrez, diretor-tesoureiro do Confere.