Please enter banners and links.
Com o objetivo de aprimorar a cultura da transparência e disponibilizar aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos pelo Sistema, o Confere lançou uma ferramenta própria para a gestão de dados abertos que irá atender aos 24 Cores. “Esse trabalho magnífico foi desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação do Confere, que criou um software e disponibilizou uma API para que pudéssemos receber dados dos Regionais e converter isso para dados abertos, permitindo com que possamos cumprir aquilo que a legislação exige e que a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) está cobrando”, destacou o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.
Ocupando a 8ª posição no Ranking de Transparência do TCU, o Confere busca figurar entre os três primeiros colocados na próxima avaliação. No total, 29 conselhos de fiscalização profissional integram o ranking que classifica a transparência dos portais. “O Sistema Confere/Cores vem evoluindo muito quanto à questão da transparência. Assumimos a administração do Conselho em 2022 e, com apenas alguns meses, alcançamos a 8ª posição no ranking de transparência do TCU, e somos o único sistema de produção regulamentada que não dependeu de qualquer solução externa para resolver o problema”, enfatizou Archimedes.
Na manhã desta sexta-feira, a entidade apresentou, por meio de reunião virtual, a nova plataforma aos Cores, incentivando a adesão e ensinando o passo a passo de uso da ferramenta. “O nosso objetivo com essa plataforma é trazer maior facilidade de fiscalização por parte do Tribunal de Contas da União, que poderá trabalhar de forma automatizada. Nós iniciaremos, agora, em fevereiro, já disponibilizando os dados referente à licitação e seguiremos para as outras áreas. O objetivo é concluir até abril de 2026 todas as 14 dimensões exigidas pelo TCU, mas estamos confiantes que conseguiremos finalizar o processo antes do prazo estipulado”, explicou o chefe do setor de Transparência do Confere, Felipe Seabra. Cerca de 115 colaboradores e dirigentes do Sistema Confere/Cores participaram do treinamento.
Durante a reunião, o presidente do Confere também destacou a importância da adesão dos Regionais e o compromisso com a atualização dos dados com a agilidade necessária. “Eu peço para que os coordenadores gerais dos Cores e os diversos dirigentes que estão aqui presentes possam disponibilizar alguém em cada um dos Regionais para ser o responsável pelos dados abertos. Quem sabe, no próximo ranqueamento do Tribunal de Contas da União, nós não possamos estar entre os três principais sistemas, quiçá sejamos o primeiro”, concluiu o presidente do Confere.