A+
A
A-
Home >>> Fique por Dentro >>> Notícias
Notícias

Confiança empresarial sobe em abril após 6 quedas consecutivas, aponta FGV

Indústria é único setor a registrar níveis elevados de confiança, enquanto que o setor de serviços registra o menor grau de otimismo.
03/05/2021

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 4,3 pontos em abril, para 89,8 pontos, após seis quedas consecutivas, segundo divulgou nesta segunda-feira (3) a Fundação Getulio Vargas.

Em médias móveis trimestrais, porém, o indicador manteve a tendência de queda, ao recuar 1 ponto.

Índice de confiança empresarial — Foto: Economia G1


“Ainda que represente uma recuperação apenas parcial da queda acumulada de 12 pontos do ICE entre setembro/20 e março/21, a alta da confiança empresarial em abril é um sinal favorável quanto à possibilidade de retomada gradual do nível de atividade econômica nos próximos meses, após significativa desaceleração em março", avaliou Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE.

O índice consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

"A indústria continua sendo o único setor a registrar níveis elevados de confiança. No extremo oposto, a confiança de serviços continua muito baixa mesmo com a alta na margem”, destacou o pesquisador.

Em abril, os destaques setoriais foram as altas de 11,6 e 4,1 pontos, respectivamente, da confiança do comércio e de serviços, revertendo parte das quedas expressivas dos meses anteriores. O movimento foi motivado principalmente pela melhora das expectativas em relação à evolução dos negócios nos três meses seguintes.

Os índices de confiança da indústria de transformação e da construção seguiram caminhos opostos e permaneceram em queda no mês. Esta é a quarta queda consecutiva destes dois índices, que acumulam perdas de 11,4 pontos e 8,9 pontos, respectivamente, desde janeiro.

A confiança empresarial avançou em 49% dos 49 segmentos pesquisados em abril, uma melhora da disseminação frente aos 24% do mês passado. Comércio e serviços registram alta na maior parte dos segmentos, enquanto na construção e na indústria, a maioria dos segmentos estão em queda.



Fonte: www.g1.globo.com

<<< Voltar ao topo
X Você poderá receber informações sobre as novidades, ações e eventos do Sistema Confere/Cores. Sim, aceito receber informações do Confere por e-mail e celular. Você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento. Suas informações serão armazenadas dentro dos mais rígidos critérios de segurança no banco de dados do Confere e serão tratadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP).
Informações Dúvidas Frequentes Entre Cores Acesso Restrito Webmail Acesse nossas redes sociais
Newsletter
Inscreva-se para receber nossos informativos
Contatos (21) 2533-5675/2533-8467 / (61) 3225-3663 SBS, Qd 02, Bloco Q, Edifício João Carlos Saad - 14º andar, salas 1401 a 1406, Brasília - DF, CEP 70070-120 E-mail: confere@confere.org.br
Fale Conosco / Ouvidoria

Envie sua mensagem