A+
A
A-
Home >>> Fique por Dentro >>> Destaques
Destaques

Confere realiza 1ª formalização de posse de novos delegados e reunião de integração no Core-MT

No dia 25 de julho, em sessão realizada na sede do Core-MT, em Cuiabá, o Confere empossou os novos delegados do Core-MT: João Carlos Gasparetto e Alan Cosine Soares.
26/07/2022

Em seguida, procedeu-se a realização de uma reunião para integração da nova Diretoria do Core-MT, com a presença da Diretoria Executiva do Confere, áreas técnicas do Confere-Rio e Confere-Brasília e os novos conselheiros do Regional cuiabano.  

Na ocasião, foram prestados diversos esclarecimentos quanto à forma adequada de gestão, necessidade de observância dos princípios que regem à administração pública, diretrizes emanadas do Conselho Federal, como Entidade maior do Sistema Confere/Cores e órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União.

Paulo Porto, gerente geral do Confere, em sua apresentação “A Gestão Pública nos Conselhos Profissionais e a responsabilidade da alta administração”, frisou que controle interno é uma ação, uma atividade, um procedimento. É um mecanismo para reduzir o risco da organização a um nível aceitável:

“Além disso, é necessário ressaltar que o controle interno é de responsabilidade da gestão, pois é esta que deve gerenciar os riscos para obter maior probabilidade de atingir os seus objetivos. Já o controle externo da gestão no âmbito dos conselhos fica a cargo do Tribunal de Contas da União, a quem devemos prestar contas anualmente e de forma permanente. As práticas de controle externo pela Controladoria Geral da União recaem sobre os Conselhos Profissionais nas seguintes matérias: transparência ativa das informações e implementação da governança e da integridade.”

O diretor-presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, ressaltou a importância da impessoalidade, economicidade e moralidade nas aquisições públicas: “Não há eficiência na gestão pública quando esses pilares são ignorados.”

Para João Pedro Silva Rosa, diretor-secretário do Confere, o gestor público deve conhecer e aplicar as premissas legais: “Nesta manhã, foram apresentados os principais dispositivos legais para uma boa gestão e a correta aplicação dos recursos. Sabemos dos constantes desafios que enfrentamos como administradores públicos e, por isso, formatamos essa reunião de integração e fomento da boa gestão pública. Estejam certos da nossa prioridade em orientá-los e apoiá-los.”

O Manual de Conduta para os conselheiros das Entidades integrantes do Sistema Confere/Cores foi entregue aos membros da nova Diretoria do Core-MT e Sidney Fernandes Gutierrez, diretor-tesoureiro do Confere, falou sobre a importância de se promover boas práticas de governança, especialmente na área de integridade, exercendo uma gestão ética e transparente – tanto no que se refere aos recursos financeiros e humanos, como no atendimento a todos os profissionais registrados.

Atento a todas as orientações, o novo presidente do Core-MT, João Carlos Gasparetto, comprometeu-se em realizar uma gestão eficaz no Regional: “Nosso trabalho será pautado dentro da legalidade e da ética. Fomos eleitos para prestar um excelente serviço aos representantes comerciais. O Core precisa ser reconhecido pela categoria como o seu Conselho profissional.”

1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

<<< Voltar ao topo
X Você poderá receber informações sobre as novidades, ações e eventos do Sistema Confere/Cores. Sim, aceito receber informações do Confere por e-mail e celular. Você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento. Suas informações serão armazenadas dentro dos mais rígidos critérios de segurança no banco de dados do Confere e serão tratadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP).
Informações Dúvidas Frequentes Entre Cores Acesso Restrito Webmail Acesse nossas redes sociais
Newsletter
Inscreva-se para receber nossos informativos
Contatos (21) 2533-5675/2533-8467 / (61) 3225-3663 SBS, Qd 02, Bloco Q, Edifício João Carlos Saad - 14º andar, salas 1401 a 1406, Brasília - DF, CEP 70070-120 E-mail: confere@confere.org.br
Fale Conosco / Ouvidoria

Envie sua mensagem