Jurisprudência
Quem somos. Lei nº 4.886 Publicações do CONFERE Eventos
Informações sobre Registro nos Conselhos
Modelo de Contrato
Dúvidas mais Frequentes
Oportunidades de Negócios
Insira Oportunidades de Negócios
Projetos de Lei
Cursos de Graduação

 

Confere institui o I Programa de Recuperação de Créditos

O Sistema Confere/Cores implementou o I Programa de Recuperação de Créditos, que tem como objetivo facilitar a quitação de débitos em atraso por profissionais e empresas registradas.
Incluem-se no Programa, os débitos de anuidades vencidas e os demais débitos vencidos até 31/12/2016, de pessoas físicas e jurídicas, incluído o saldo remanescente dos que tenham sido objeto de parcelamento anterior, ainda que cancelado por falta de pagamento.

O Programa se aplica, igualmente, aos débitos inscritos em dívida ativa e aos que estejam em fase de execução fiscal já ajuizada.

A adesão deverá ser feita por meio de requerimento dirigido ao Conselho Regional dos Representantes Comerciais de origem.

O requerimento de inclusão no Programa deverá ser apresentado no período de 01/05/2017 a 30/09/2017, voltando a prevalecer as regras anteriores de parcelamento de débitos, a partir do primeiro dia útil subsequente ao término da vigência desse Programa.

Os débitos serão consolidados na data do requerimento e divididos pelo número de parcelas indicadas pelo devedor, nos termos do Art. 6º desta Resolução, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 100,00 (cem reais).

Os débitos que não tenham sido objeto de parcelamento anterior poderão ser pagos com redução da multa e juros, da seguinte forma:

– à vista com 100% (cem por cento) de desconto sobre multa e juros;

– de 2 a 6 parcelas, com 80% (oitenta por cento) de desconto sobre multa e juros;
– de 7 a 10 parcelas, com 60% (sessenta por cento) de desconto sobre multa e juros;
– de 11 a 15 parcelas, com 40% (quarenta por cento) de desconto sobre multa e juros;
– de 16 a 20 parcelas, com 30% (trinta por cento) de desconto sobre multa e juros.
– de 21 a 24 parcelas, com 20% (vinte por cento) de desconto sobre multa e juros.

Os devedores que tenham sido beneficiados com outros parcelamentos e não tenham quitado integralmente os seus débitos, poderão requerer a inclusão do saldo devedor no Programa, desde que, aplicados os prazos e as condições previstas nesta Resolução, efetuem o pagamento de, no mínimo, 20% (vinte por cento) do saldo remanescente no ato da adesão a este programa.

No reparcelamento poderão ser incluídos novos débitos, sobre os quais não incidirá o percentual previsto no caput deste artigo.

Nos casos de reparcelamento de saldo remanescente de parcelamento anterior, ao percentual fixado no caput deste artigo será acrescido o valor correspondente aos acréscimos a serem reincluídos no débito.

Os Conselhos Regionais estão autorizados a receber os débitos decorrentes do Programa de Recuperação de Créditos por meio de cartões de crédito e débito, observados os limites de parcelamento contratados pelos Cores com as administradoras dos cartões.

Acesse a Resolução nº 1.098/2017, que dispõe sobre o Programa de Recuperação de Créditos para o Sistema Confere/Cores.