Jurisprudência
Lei nº 4.886 Publicações do CONFERE Eventos
barra quem somos

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais - Confere - é a entidade máxima do Sistema Confere/Cores que regula e normatiza os Conselhos Regionais nos Estados da Federação, com a atribuição institucional de fiscalizar o exercício da atividade de representação comercial. A entidade foi instalada no dia 10 de março de 1966, em decorrência de um movimento da categoria pelo reconhecimento da profissão. Participaram do evento delegados dos Cores de diversos Estados, que também aprovaram a nova sede do Confere no antigo Estado da Guanabara. A profissão está regulamentada pela Lei nº 4.886/65, aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Humberto Castelo Branco, a qual recebeu significativas alterações introduzidas pela Lei nº 8.420, de 08 de maio de 1992, sancionada pelo presidente Fernando Collor de Mello, e Lei nº 12.246, de 27 de maio de 2010, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na história da entidade, destacam-se personalidades como o Patrono dos Representantes Comerciais, o Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, grande idealizador e defensor da Lei nº 4.886/65; Paulo Rodrigues Alves - primeiro diretor-presidente do Confere; Campos Vergal, Barbosa Lima Sobrinho, Eurico Resende, Rubens Requião, Mário de Oliveira Brandão, Darly Alves Branco, Adalberto Renaux, entre outros.

Consta na ata da primeira Reunião Plenária do Confere, em 10 de março de 1966, por proposta do delegado do Core-SE, Hélio de Araújo Faro, uma menção ao "trabalho hercúleo desenvolvido em favor da lei por dois grandes colaboradores: Dr. Plínio de Mello e Dr. Adalberto Renaux que foram batalhadores incansáveis, levando de roldão os mais difíceis entraves e obstáculos considerados praticamente intransponíveis"

Diretorias
História do CONFERE
Localização do CONFERE
Símbolos
 
  Regimento Interno