Quem somos. Lei nº 4.886 Jurisprudência Publicações do CONFERE Eventos

Confere realiza 5º Encontro Nacional dos Contadores do Sistema Confere/Cores

O presidente do Core-SP, Arlindo Liberatti; o presidente do Confere, Manoel Affonso Mendes; e o assessor da presidência do Confere, Wilmar Medeiros

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais realizou, em sua sede, de 16 a 18 de setembro de 2013, o 5º Encontro Nacional dos Contadores do Sistema Confere/Cores.

De acordo com o presidente do Confere, Manoel Affonso Mendes, os Conselhos Federal e Regionais dos Representantes Comerciais devem obedecer aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. “A legalidade, como princípio de administração, significa que o gestor público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal”, enfatizou.

O Encontro de Trabalho tratou, principalmente, das Normas Técnicas de Contabilidade aplicadas aos Conselhos de Fiscalização Profissional, ministrado pelo assessor da presidência do Confere, Wilmar Medeiros.

No treinamento para a utilização do novo sistema contábil, Medeiros mostrou na prática todas as operações que deverão ser realizadas pelos contadores, comparando como eram feitos os lançamentos e como serão a partir de agora, com a adoção das normas vigentes da Administração Pública.

Outro assunto abordado no Encontro foi a elaboração do Relatório de Gestão, cujas finalidades são: demonstração da forma gerencial da entidade; transparência da gestão e o modo de controle social; autorreflexão sobre a conduta gerencial do órgão; e análise da gestão dos dirigentes, pelo TCU.

Os Conselhos Regionais devem ficar atentos aos prazos para remessa de seu relatório de gestão 2013 e demais demonstrações contábeis.


Contadores atentos ao treinamento